quinta-feira, 3 de abril de 2014

UFPE a um passo do Sisu

Única instituição federal do Nordeste a não aderir integralmente ao Sistema de Seleção Unificada, Federal decide nesta quinta se acabará vestibular

Do JC Online

Um dia importante para milhares de jovens que pretendem ingressar na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a instituição pública de ensino superior mais concorrida do Estado. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão se reúne nesta quinta-feira 3, às 9h, para votar se a universidade vai disponibilizar todas as 6.662 vagas dos 99 cursos de graduação, a partir do próximo ano, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). Atualmente, somente 55 vagas de dois cursos, oceanografia e estatística, estão no sistema. Caso a proposta, defendida pelo reitor Anísio Brasileiro, seja aprovada, o vestibular deixa de existir. 
Acabando o vestibular, os candidatos terão que participar somente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), também realizado pelo MEC. Depois, com a média do Enem, vão se inscrever no Sisu para concorrer a vagas em todo o Brasil. Na última edição do sistema, em janeiro deste ano, foram oferecidas 171 mil vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. Na região Nordeste, apenas a UFPE, entre as universidades federais, não aderiu ainda integralmente ao Sisu.
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão tem atualmente 68 membros. Para que a votação aconteça é necessária a presença de pelo menos 50% dos integrantes, ou seja, 34 pessoas. E para que a proposta de ingresso integral da universidade no Sisu seja validada deve haver metade dos votos mais um a favor do total de participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário