quarta-feira, 14 de maio de 2014

Confira respostas para as principais dúvidas sobre as inscrições do Enem

Entenda como funcionam as inscrições do maior vestibular do país

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 estão abertas desde segunda-feira (12). A equipe do GUIA DO ESTUDANTE selecionou as principais dúvidas sobre essa etapa do exame e foi atrás das respostas, por meio dos canais oficiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e do Ministério da Educação (MEC).
O Enem será realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2014, em todas as unidades da Federação. A prova terá duração de dois dias e será constituída de uma redação em língua portuguesa e quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha cobrando conteúdos vistos no Ensino Médio.
Quem pode pedir isenção da taxa do Enem?
Todos aqueles que estiverem concluindo o ensino médio em 2014 em escola pública são automaticamente isentos da taxa de inscrição de R$35. Nos demais casos, o participante pode pedir isenção declarando-se pertencente a família de baixa renda (o que significa ter renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada). Para ambos os casos, o candidato deverá dispor de documentos comprobatórios para apresentar à análise do Inep.
A isenção da taxa para quem concluiu o ensino médio em escola pública é feita automaticamente ou preciso comprovar algo mais?
Não precisa fazer mais nada, é automático. Durante o cadastro é pedido que seja informado o ano de conclusão e se você estuda em escola pública. Se você vai se formar em 2013 e está na rede pública, o sistema não chega nem a gerar o boleto bancário.
Quem se formou em escola pública em anos anteriores também consegue a isenção da taxa?
Não, a isenção é válida somente para estudantes de escola pública que estiverem concluindo o ensino médio em 2013. No entanto, o participante pode pleitear isenção de taxa declarando-se pertencente a família de baixa renda.
Quando vou fazer minha inscrição para o Enem e digito o código ou o nome de minha escola, aparece "escola não encontrada". O que devo fazer?
A informação sobre o nome da escola é solicitada quando o candidato informa que é "concluinte" e estuda em escola pública. Nesse caso, para pedir a isenção de taxa do exame, é solicitado o código da escola, que deve estar cadastrada no Censo Escolar do Ministério da Educação. Quem fornece esse código é a própria escola e basta que o aluno solicite à secretaria da instituição de ensino. Se mesmo após colocar o código ou o nome da escola você não conseguir localizá-la, confirme o número com a instituição ou tente digitar o nome sem acentos e tente novamente. Se o problema persistir, entre em contato com atendimento do MEC no telefone 0800-616161.
Curso o 1º ano ou o 2º ano do Ensino Médio. Posso fazer o Enem?
Sim.
Quem ainda não tem CPF pode se inscrever no Enem? Dá para colocar o do pai ou da mãe na inscrição?
O documento deve ser o da própria pessoa. Não serão aceitos documentos de terceiros. Se você ainda não tem CPF, faça o pedido do documento nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios.
É obrigatório ter o RG na hora de se inscrever para o Enem?
Sim. Sem o número do RG não é possível realizar a inscrição.
Depois que é feita a inscrição é enviado algum e-mail de confirmação?
Para os participantes não isentos, a inscrição será considerada válida após a confirmação do pagamento - no valor correto, no prazo estabelecido e com o boleto gerado no sistema de inscrição e/ou acompanhamento. Para os participantes que declararem carência socioeconômica, a inscrição será considerada válida se confirmada a carência. O Comprovante da Inscrição do participante estará disponível neste endereço eletrônico, sendo de responsabilidade exclusiva do participante acompanhar a situação de sua inscrição. Além disso, será enviado um cartão de confirmação pelos Correios, no endereço informado no ato da inscrição. O cartão de confirmação poderá também ser impresso na página de acompanhamento da inscrição do exame.
Esqueci de gravar o número da inscrição. E agora, o que faço?
No site do Enem, clique em "Acompanhar a inscrição" e digite seu CPF e senha. Você será direcionado para uma página com os seus dados - incluindo, logo no início, o número de inscrição.
Se eu marcar a opção "concluir ensino médio pelo Enem" e, depois da inscrição já feita, mudar de ideia, posso continuar no ensino médio?
Sim.
Como funciona o mecanismo de emissão de certificação de ensino médio por meio do Enem? Que instituição certificadora devo escolher e qual é o seu papel na minha aquisição do certificado? Como proceder com esta instituição após os exames?
No ato da inscrição, o participante deve indicar a instituição certificadora onde irá solicitar a certificação. As instituições que firmaram Acordo de Cooperação Técnica para esse fim estão listadas no Edital. A definição dos procedimentos para certificação é responsabilidade das instituições certificadoras. O papel do Inep é apenas o de encaminhar os resultados para a instituição escolhida.
Se eu errar algum dado posso fazer outra inscrição?
Não. Poderão ser editados após a inscrição apenas dados como data de nascimento, opção de prova de língua estrangeira, endereço ou a opção de certificação de Ensino Médio via Enem. Dados como CPF não poderão ser alterados. Por isso é importante checar todas as informações antes de prosseguir com a inscrição. Para fazer alterações, entre com seus dados no site do Enem e clique em "Alterar dados".
Como faço para saber se minha renda foi comprovada?
Por meio do sistema de acompanhamento da inscrição do exame.
Errei ao marcar "EJA" (Educação de Jovens e Adultos) em vez de "Ensino Regular" na inscrição. Isso me afeta em algo?
Não afeta em nada o candidato - apenas as estatísticas do governo, motivo pelo qual foi pedida a informação. Pode ir fazer a prova tranquilo.
GUIA DO ESTUDANTE

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