O russo Yuri Gagarín foi ao espaço em 1961, constatou que a Terra era, de fato, azul e se tornou o primeiro astronauta da história. Correto? Para algumas pessoas, errado. Antes de Gagarín, no longínquo século XVI, um chinês teria viajado para o espaço. Isso mesmo: ele teria antecipado os russos em quatro séculos.
Wan Hu – “o primeiro astronauta oficial” – era funcionário da corte imperial e tinha obsessão pelos mistérios do céu. Ao assistir uma exibição de fogos de artifícios, teve uma ideia: “e se eu construísse um geringonça que fosse propulsionada por esses foguetes para viajar entre as estrelas?”
Fez inúmeros cálculos e concluiu que, sim, era possível. Sua astronave era, basicamente, uma plataforma de madeira com uma cadeira e duas pipas gigantes, que o ajudariam a fixar-se no ar. Abaixo, 47 foguetes.
No dia do lançamento, Wan Hu subiu em sua nave e, com um ajudante para cada foguete, ordenou que fossem acesos. Uma grande explosão. E, por trás da fumaça, se viu que a nave e Wan Hu tinham subido. O único problema foi que o nosso primeiro astronauta não previu um detalhe: retornar para a Terra. Ninguém nunca mais soube dele.
Hoje, seu nome batiza uma cratera da Lua.
Fontes: Historia de la historia, NASA, Errores, lapsus y gazapos de la historia (de Gregorio Doval)
SUPER ON LINE
Nenhum comentário:
Postar um comentário