Segundo professor, ao identificar o autor e a fonte do texto pode ajudar o aluno na prova de português do Enem 2014. Entenda por que
Fonte: Universia Brasil
Ao identificar a fonte do texto é possível saber qual será o seu viés
Na hora de conseguir um bom desempenho na prova de português do Enem 2014, ter uma estratégia de prova pode fazer a diferença. Mas, e se você descobrisse que saber quem é o autor do texto também pode ajudá-lo a acertar as respostas? Isso é o que o professor de português Ronaldo Pileggi, do Cursinho da Poli, explicou ao portal da Universia Brasil.
Segundo o professor, ao identificar a fonte do texto é possível saber qual será o seu viés, ou seja, o posicionamento. “Quando eu pego uma prova, a fonte do texto é a primeira coisa que eu leio. Isso porque a fonte diz muito sobre o texto em si e, no caso de jornais e revistas, por exemplo, permite que consigamos prever como o autor se posicionará sobre o tema”, explica.
Essa relação entre o autor e o tema é o que o professor chama de “relação extrapessoal” , que envolve as interpretações pessoais e opiniões de quem escreveu o texto sobre o assunto abordado. “Como o Enem é uma prova interpretativa que busca avaliar a competência de leitura e de raciocínio do aluno, saber informações como quem é o interlocutor e para quem o texto foi escrito é essencial”, completou.
Além dessa, o professor Pileggi também deu outras dicas para que os estudantes acertem as questões de língua portuguesa no Enem 2014. Confira:
1 – Leia os enunciados com atenção
Os enunciados mostram o que o avaliador espera da resposta do estudante e muitas vezes até o ajuda a responder de forma correta.
2 – Identifique pontos importantes
Após ler o enunciado atentamente, procure no texto seus elementos importantes, como palavras-chave e ideias centrais. Dessa forma você conseguirá encontrar mais facilmente a resposta correta.
3 – Deixe perguntas com vocabulário difícil para depois
Encontrou uma pergunta difícil de ser respondida, com um vocabulário que você não entende ou texto muito grande? A dica do professor Pileggi é que você a deixe para depois para não desperdiçar muito tempo, afinal, o tempo é valioso durante uma prova longa como o Enem.
Sobre o Enem 2014
As provas do Enem 2014 acontecem nos dias 8 e 9 de novembro. Com a nota do exame é possível participar de programas como o Sisu, que oferece vagas em faculdades públicas; o ProUni, para quem deseja conseguir uma bolsa de estudo em instituições privadas do ensino superior; e o Sisutec, que oferece vagas gratuitas em cursos técnicos. Além disso, a nota do Enem vale como certificação de conclusão do Ensino Médio.
Duas novidades foram apresentadas este ano. A Universidade de Coimbra e a Universidade da Beira Interior, ambas instituições portuguesas, vão usar a nota do Enem como processo seletivo. Serão utilizadas as notas das edições de 2011 (apenas Coimbra), 2012 e 2013 como critério para matricular candidatos brasileiros nos seus cursos de graduação.
Fonte: Universia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário