Estimativa é de que sejam criadas mais de duas mil vagas. Cidades estão localizadas em 11 estados.
Novos cursos de medicina serão implantados em instituições privadas de educação superior de 39 municípios de quatro regiões do país. A novidade foi anunciada pelo ministro da Educação, Henrique Paim, nesta quinta-feira, 04 de setembro, durante entrevista coletiva. A estimativa é de que sejam criadas, no mínimo, duas mil vagas.
As cidades, que têm 70 mil habitantes ou mais, não se constituem capital do estado e não possuem oferta de curso de Medicina em seu território, estão localizadas nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Confira a lista dos municípios.
Outros sete municípios foram selecionados, mas necessitam de ajustes em sua rede pública para adequação aos requisitos exigidos. O prazo máximo é de seis meses. Além disso, outras três cidades foram autorizadas a implantar o curso no decorrer do Edital. São elas: Aparecida de Goiânia (GO), Muriaé (MG) e Picos (PI).
A pré-seleção teve como base a relevância e a necessidade social da oferta de curso na região, a estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde nas cidades e possíveis projetos de melhoria. Dos 2015 municípios que acessaram o SIMEC, 154 encaminharam documentação para análise. Dos 49 pré-selecionados, apenas um não recebeu visita da comissão de especialistas.
Uma chamada pública acontecerá no mês de setembro para que as instituições aptas apresentem as propostas para implantação dos cursos. A divulgação dos resultados finais está prevista para dezembro deste ano. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação, 11.447 novas vagas de Medicina devem ser criadas até 2017.
Por Wanja Borges
Vestibular Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário