sexta-feira, 10 de outubro de 2014

A MUDANÇA DE COR EM SOLUÇÕES DE INDICADORES ÁCIDO-BASE



Este é um tipo de experimento que prende a atenção e desperta a curiosidade dos alunos. Há várias formas de fazê-lo. Uma delas está ilustrada na figura. Dispondo de quatro tubos de ensaio, colocamos em todas elas uma solução duliída de NaOH cujo pH inicial está na faixa de 11-12. Depois colocamos gotas de solução de um indicador universal (que é preparada a partir de uma mistura de indicadores). No caso, a solução fica com tonalidade violeta.
Em seguida, em intervalos diferentes de tempo, porções de gelo seco (CO2 sólido) são adicionados a cada um dos tubos. No tubo em violeta a adição ocorreu há poucos segundos, e a cor da solução é a mesma original. Já nos outros três, as porções foram colocadas minutos antes. A solução laranja foi a primeira a sofrer a adição de CO2, seu pH é 5; a verde, foi a segunda, e essa cor indica pH 7; a solução agora esverdeada, pH 8-9, foi a terceira. Por que as soluções se tornam ácidas com o tempo?
O CO2 é um óxido ácido, e reage com a água formando ácido carbônico:
CO2 + H2O = H2CO3
Assim, o CO2 tende a acidificar a água (como esta acontecendo com as águas dos oceanos). Quanto mais gelo seco for adicionado e mais passar o tempo, mais ácida fica a solução antes alcalina e de cor violeta. O limite de pH é da ordem de 5/5,5 correspondendo ao pH de uma solução aquosa saturada de CO2.´

Nenhum comentário:

Postar um comentário