sábado, 18 de outubro de 2014

Entenda por que é preciso dar atenção especial ao segundo dia do ENEM


Saiba como manter o foco e lidar bem com a pressão das provas do Enem

Fonte: Universia Brasil
Fonte: Universia Brasil
O primeiro passo para vencer essa batalha é aumentar a sua experiência em provas
O ENEM é uma prova que exige, além dos conhecimentos técnicos, muito controle emocional. Durante o teste, se o candidato estiver muito nervoso, podem acontecer ostemidos “brancos” ou problemas de gerenciamento de tempo, o que pode causar sérios estragos no desempenho do estudante.


No que diz respeito ao segundo dia do exame é preciso ter um cuidado especial, já que o psicológico do candidato está ainda mais abalado. Entre os motivos estão o desgaste do primeiro dia e tambémpossíveis frustrações com a primeira parte da prova, sem contar o maior tempo de duração do teste e a temida redação.


O primeiro passo para vencer essa batalha é aumentar a sua experiência em provas. Quanto mais simulados fizer, maior será o seu conhecimento sobre suas reações. Além disso, você poderá usar experiências anteriores como ferramentas para encontrar soluções e se acalmar no grande dia. No caso da redação, é importante a prática tanto para melhorar o estilo quanto para ter contato com diversos temas que podem cair na redação do ENEM.


Manter o foco também é fundamental. No domingo, lembre-se que você terá que se preocupar em dividir suas atenções entre duas áreas opostas, linguagem e matemática. Enquanto estiver fazendo uma, é importante que não se preocupe com a outra, para não se confundir. Crie distinções bem claras entre uma prova e outra, evite alternar as questões de disciplinas distintas e, na hora da redação, esqueça os testes!


Procure não se desesperar conforme o final da prova for se aproximando. Os fiscais anunciarão os horários e, se você perceber que está demorando muito em algo que tem dificuldade, passe essa questão. Em alguns casos, é melhor garantir que você responderá ao máximo de perguntas que acertar uma em específico.


Tente separar o máximo de tempo possível para a escrita, afinal, cada minuto que você passar com o seu texto é uma oportunidade de elaborá-lo melhor. Uma boa técnica é o brainstorm, ou seja, escreva tudo o que vier à mente de uma vez no rascunho e depois preocupe-se em editar e revisar. Dessa forma você não perderá tempo pensando muito sobre a questão e ainda terá a chance de formatar melhor o texto antes de entregá-lo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário