Este ano são 8,7 milhões de inscritos no Enem 2014. Provas acontecem nos dias 8 e 9 de novembro
Fonte: Shutterstock
As provas do Enem 2014 serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro
Mesmo com poucas questões, a prova de espanhol do Enem é considerada extensa esem “pegadinhas”, segundo opinião do professor de espanhol do curso onlineProenem, Carlos Belém, em entrevista à Agência Brasil. Segundo ele, os textos são, geralmente, longos e têm temas variados, sem relação entre eles.
O professor também recomenda muita leitura, que os estudantes fiquem atentos aos pronomes de tratamento, conectivos e conheçam os principais personagens da literatura hispanoamericana. “O candidato tem que ter uma carga de leitura muito grande, assim ele enxerga mais facilmente o gênero do texto e vai conseguir entender mais facilmente”, disse. O enunciado das questões é um item que merece atenção, segundo Carlos Belém, para compreender claramente o que é pedido. Vale, inclusive, sublinhar os verbos de comando do enunciado.
No caso da prova de espanhol, o professor destaca que é importante identificar as pessoas relacionadas no texto. “O autor se faz personagem ou não? Ele se assoma no texto, ou seja, se demonstra no texto com verbo na primeira pessoa do singular ou do plural? Isso cai muito em espanhol. Temos que tomar cuidado com 'nosotros', que aí tenho que identificar as pessoas envolvidas”, explica o professor.
É importante ainda identificar a forma de tratamento do texto, se é formal, com o uso do “usted”, ou informal, com o “tu”, recomenda Belém. Conhecer os conectivos também é fundamental para faciliar o entendimento, diz o professor. Ele cita, por exemplo, o “sin embargo”, que apresenta ideias opostas, e o“pero”, que significa “mas”.
Fonte: Universia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário