Os longas ajudam a explicar conceitos de História e Atualidades
Fonte: Shutterstock
Para facilitar a vida dos estudantes, a Universia Brasil separou alguns filmes que contextualizam temas que foram cobrados nas últimas 3 provas do ENEM
Faltando menos de duas semanas para oENEM, tudo que os estudantes querem é poder relaxar, mas o ritmo das revisões está cada vez mais intenso nos colégios e cursinhos. No entanto, existe uma possibilidade de unir o útil o ao agradável: aprender História através dos filmes.
Para facilitar a vida dos estudantes, a Universia Brasil, separou alguns filmes que contextualizam temas que foram cobrados nas últimas 3 provas do ENEM e que podem ser encontrados facilmente no Netflix. Saiba quais são!
Idade Média
Esse período da história é um dos conteúdos obrigatórios do ensino médio, e consequentemente, é abordado no ENEM. O filme Cruzada contextualiza um dos movimentos mais representativos do período: as Cruzadas que partiam da Europa para tentar recuperar o controle de Jerusalém, na época administrada pelos árabes.
O termo costuma remeter à História da Arte, porém, o Renascentismo é o nome que se dá também para toda a transição do mundo feudal da Idade Média para o contexto das grandes navegações e do mercantilismo. Um filme que retrata tanto as mudanças sociais da época quanto o contexto artístico e o pensamento renascentista é Shakespeare Apaixonado.
Absolutismo
O Absolutismo, também conhecido como Antigo Regime, foi um dos mais importantes sistemas políticos da história e é tema recorrente em provas e vestibulares. Para entender esse conceito, o filme O Homem da Máscara Ferro é muito ilustrativo. O longa, baseado na obra do escritor Alexandre Dumas mostra o cenário político e social da França na época do rei Luís XIV.
Movimento intelectual que surgiu em oposição ao Absolutismo, o Iluminismo foi uma das bases da Revolução Francesa. Para entender os importantes conceitos elaborados pelos pensadores dessa corrente o aluno pode assistir o filme O Amante da Rainha. A história trata do caso de amor da rainha Carolina Matilde, da Dinamarca, e do médico Johann Friedrich Struensee, contratado para cuidar do rei Cristiano VIII. A partir de seu romance com a rainha, Johann, que é declaradamente iluminista, começa a exercer sua influência na corte para fazer mudanças sociais.
A escravidão e as lutas sociais são sempre temas abordados no exame. Um filme que tem uma abordagem histórica e crítica sobre o assunto é Amistad. Trata-se da história de um navio que fazia tráfico negreiro para os EUA e que é tomado pelas pessoas que estavam sendo transportadas como escravas. A tentativa de fuga empreendida por elas não dá certo e acabam sendo levados como criminosos para o país e enfrentam julgamento. O filme mostra as condições degradantes da escravidão, o que aproxima o estudante dessa realidade.
II Guerra Mundial
Um dos assuntos mais importantes do século XX, a II Guerra Mundial já foi abordada em diversos filmes, porém, dentre todos, O Menino do Pijama Listrado se destaca por tratar de um dos lados mais humanos da tragédia. A história conta a amizade de um menino, filho de um oficial nazista e um garoto judeu, que está preso em um campo de concentração. Através da inocência das crianças o estudante pode perceber a brutalidade do regime e as consequências terríveis da guerra.
Guerra do Vietnã
Por ter gerado diversos movimentos sociais de grande importância, a Guerra do Vietnã é um acontecimento histórico bastante estudado. Um filme que tem uma ótima perspectiva crítica do conflito é Bom dia, Vietnã. A história é contada pela perspectiva de Adrian Cronauer, radialista do exército americano interpretado por Robin Williams que se revolta contra a censura imposta pelos comandantes às notícias veiculadas aos soldados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário