quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Redação do Enem 2014 teria vazado; MEC apura denúncia


Estudantes denunciam à Polícia Federal que prova da redação do Enem 2014 vazou

Foto: Reprodução TV Globo
Foto: Reprodução TV Globo
Estudantes do Piauí denunciaram à Polícia Federal, na tarde desta quarta-feira (12), que receberam, por meio de uma rede mensagens, a foto da prova da redação do Enem 2014 uma hora antes do exame. O Ministério da Educação (MEC) investiga a denúncia. 




Jomásio Santos Barros Filho, de 17 anos, foi à sede da Polícia Federal em Teresina, na quarta (12), onde contou que a imagem recebida, no domingo (9), cerca de uma hora antes do início da prova, era a mesma que aparecia na prova de redação do Enem. O jovem decidiu gravar um vídeo denunciando o ocorrido e compartilhá-lo na internet. “Quando cheguei lá e recebi o caderno de questões constatei que o tema da redação era o mesmo da imagem que havia recebido”, falou em entrevista ao Bom Dia Brasil, da TV Globo.



“Resolvi procurar a polícia porque as pessoas têm me xingado bastante depois que eu fiz o vídeo denunciando o vazamento. Para mim, o Enem perdeu a credibilidade”, afirmou o estudante que fez o exame no Colégio Machado de Assis, em Picos, Sul do Piauí. Ele teve o celular apreendido para a realização da perícia. 


Leia na íntegra o posicionamento do Inep, órgão responsável pelo Enem, sobre o caso:


“Na noite dessa quarta-feira, 12, três dias após a aplicação do Enem, o Inep recebeu mais uma denúncia, entre várias outras que se mostraram infundadas, sobre um estudante que supostamente teria recebido o tema da redação do Enem 2014 via celular minutos antes da prova. Dentro dos rigorosos procedimentos de segurança e de controle de sigilo do Enem 2014, não existe qualquer indício de tal fato. A Polícia Federal, que trabalha em parceria com o Inep para garantir a segurança do Exame, apreendeu o aparelho e está realizando a perícia no celular. O Inep esclarece que toda e qualquer denúncia será apurada com rigor.”



tema da redação do Enem 2014 foi "Publicidade infantil em Questão no Brasil". A prova trouxe três textos motivadores: um texto jornalístico que discute se a publicidade infantil deve ser proibida no Brasil, um infográfico sobre a publicidade para crianças no mundo, e outro texto sobre a criança como o consumidor do futuro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário