sábado, 6 de dezembro de 2014

Prova de português pode ser o diferencial no Vestibular da UPE

UPE
Prova é aplicada no domingo, com 20 questões (Foto: Hélia Scheppa/ JC Imagem)
Realizadas nestes domingo (7) e segunda-feira (8), as provas da segunda fase doVestibular 2015 da Universidade de Pernambuco (UPE) contemplam as disciplinas específicas de cada curso. A exceção é a prova de português, que será aplicada a todos os quase 40 mil inscritos. Por isso, dominar as normas da língua pode ser o diferencial até mesmo para feras das áreas de exatas e saúde.
CONFIRA TAMBÉM

As 20 questões de língua portuguesa são aplicadas no primeiro dia do exame e abordam interpretação de texto, estilística e gramática. “A prova da UPE tem um formato muito tradicional e é bem desenvolvida. Não é difícil o bom aluno acertar todas as questões, já que normalmente não há surpresas. Pede-se apenas o domínio do conteúdo”, analisa a professora de português Venusa Sá Leitão, do FAP Matérias Isoladas.
“As primeiras questões costumam ser de interpretação de texto, seguidas das de estilística, que aborda os recursos linguísticos de um texto, como vocabulário, coesão e coerência. O restante da prova é voltado para a gramática, com concordância verbal e nominal, pontuação, regência, crase e verbo”, detalha. Venusa também recomenda que o aluno pesquise as provas aplicadas nas últimas edições para compreender melhor o perfil das questões.
A professora ainda lembra que, diferente da terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA3), a prova de português não inclui conteúdos de literatura. Apenas os estudantes que concorrem a uma vaga no curso de letras fazem prova de literatura. Confira a relação completa das disciplinas específicas por curso na página 25 do edital do concurso.
NE UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário