A maratona de provas para ingressar nas grandes universidades públicas do Estado chega ao fim nestes domingo (7) e segunda-feira (8) com o Vestibular 2015 da Universidade de Pernambuco (UPE). Os 39.491 inscritos disputam 2.074 vagas para esse processo de ingresso tradicional, que não inclui o Sistema Seriado de Avaliação (SSA).
As provas acontecem durante a manhã, com os portões dos locais de prova abrindo às 7h e fechando às 8h. Para evitar transtornos, o ideal é que o estudante conheça o endereço onde irá prestar o exame antes do domingo, e se programe para chegar ao local com uma hora de antecedência. O local é informado no cartão de inscrição, cuja impressão é de responsabilidade do candidato e deve ser feita até o dia do exame, através do site do concurso.
Os candidatos começam a responder as questões às 8h15, mas só poderão deixar as salas depois de decorridas três horas. Os candidatos que desejam aproveitar até o último minuto para concluir o exame terão até as 12h45.
CONFIRA TAMBÉM
Nos dois dias, os estudantes devem ficar ligados ao material que devem apresentar: o cartão de inscrição, documento oficial com foto e atualizado e caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Os feras também devem lembrar que é proibida a entrada nos prédios onde as provas são realizadas com celular ou qualquer tipo de equipamento eletrônico.
As provas aplicadas nos dois dias correspondem à segunda etapa do processo seletivo, sendo a primeira correspondente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, serão aplicadas questões das disciplinas específicas de cada curso, relacionadas noedital do concurso (página 25). Apenas a prova de português, realizada no domingo, é comum a todos os cursos. Serão aplicadas 40 questões cada dia, sendo 20 de cada matéria.
O número de inscritos neste ano foi um pouco inferior à última edição do concurso, que contou com 41.062 inscrições. Somando as vagas destinadas ao SSA, a UPE oferece para 2015 3.460 vagas em 53 cursos distribuídos na Região Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão. O resultado com a lista de classificados deve ser divulgado até o dia 30 de janeiro.
COTAS
O processo de ingresso da UPE reserva 20% das vagas de cada curso ao sistema de cotas. Para concorrer a elas, o candidato deve ter informado sua condição no ato de inscrição do vestibular e comprovado com a devida documentação. Recebem o benefício os candidatos que tiverem cursado de forma integral, exclusiva e regular todo o ensino fundamental 2 e ensino médio em escola da rede pública.
NE UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário