A nota dos candidatos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgadas nesta terça-feira (13), mas quem quiser entender melhor os critérios usados pelos avaliadores durante a correção da redação terá que esperar no mínimo dois meses. Durante a coletiva de imprensa para fazer um balanço do exame, o presidente do Inep, Francisco Soares, informou que o prazo mínimo oficial para a divulgação dos espelho é de 60 dias.
Ao ter acesso às correções, no entanto, os estudantes não poderão recorrer na Justiça de suas notas, já que o acesso aos espelhos é apenas para “efeitos pedagógicos”. Além de rever o próprio texto, o aluno poderá ver a correção realizada e entender as pontuações que alcançou em cada uma das cinco competências exigidas (domínio da norma padrão; compreensão da proposta; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações na defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos; elaboração de proposta de intervenção para o problema, respeitados os direitos humanos).
Com a nota do exame, os candidatos podem participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abre inscrições de 19 a 22 de janeiro. Nesta última edição, o Enem foi aplicado a 6,2 milhões de estudantes de todo o País nos dias 8 e 9 de novembro.
NE UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário