Em resposta à matéria publicada nessa quarta-feira (11) pelo Blog de Jamildo, a Faculdade Maurício de Nassau explicou, por meio de uma nota, que a longa fila formada para que os alunos fizessem as suas inscrições no Prouni (Programa Universidade para Todos), do governo federal, ocorreu pelo fato de 2 mil estudantes terem comparecido no último dia da terceira chamada para o atendimento.
A universidade alegou que, em virtude da demanda, adotou medidas para otimizar a triagem e facilitar o atendimento. Alunos alegaram que a fila se estendeu até a madrugada e que haviam poucas pessoas nos guichês de atendimento.
Leia a íntegra da nota:
Esclarecimento – Blog do Jamildo/NE10
A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau esclarece que, em virtude do último dia para inscrições no Programa Universidade para Todos, ProUni, mais de 2 mil estudantes compareceram à sede da Instituição, nas Graças. Devido a necessidade de verificação das documentações e sendo esta a terceira e última chamada para o atendimento, houve uma espera maior do que o previsto para o atendimento. Diante da demanda e visando agilizar os processos, a direção da IES decidiu por mudar os procedimentos de atendimento e otimizar a triagem dos pré-requisitos necessários. Ressaltamos que esta triagem é feita para que não ocorram divergências com as exigências feitas pelo Ministério da Educação para a participação no programa.
Já em relação ao Fies, a UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, informa que está preparado para receber qualquer número de novos contratos do Fies, um importante programa de financiamento estudantil. A Instituição possui um termo aditivo de adesão ao Fies, assinado em 06 de fevereiro de 2012, que em sua cláusula segunda afirma que a modalidade de adesão da Mantenedora ao Fies passa a ser sem limitação do valor financeiro destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em suas instituições de ensino superior.
No entanto, várias notícias foram veiculadas na mídia sobre uma limitação no oferecimento de vagas do programa. A informação surpreendeu não apenas os estudantes, mas também nossas instituições e própria sociedade, entretanto ainda não houve nenhum posicionamento oficial do MEC sobre o assunto.
A UNINASSAU vem realizando, normalmente, as matrículas de seus alunos, inclusive daqueles que optam pelo Fundo de Financiamento Estudantil para ingressar no ensino superior. Porém, todos os alunos são instruídos, no ato da matrícula, sobre os prazos para aditamento do Fies. Infelizmente, nossas instituições não possuem autonomia sob as inscrições, aprovações ou prazos estabelecidos pelo programa, já que o Fies é um programa mantido diretamente pelo Governo Federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação.
Ressaltamos que, desde a sua fundação, o grupo Ser Educacional tem compromisso com seus alunos e trabalha para garantir o acesso de todos à educação de qualidade. Estamos buscando novas alternativas de financiamento estudantil além do FIES, para que todos os estudantes possam continuar tendo acesso ao ensino superior.
NE UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário