Algumas técnicas podem fazer toda a diferença, aumentando a sua confiança durante uma redação
Muitos alunos têm dificuldade na hora de elaborar um texto, seja na escola, na universidade ou na hora do vestibular. Elaborar as principais ideias a serem abordadas em uma redação, prova ou trabalho acadêmico muitas vezes pode não ser uma tarefa fácil, exigindo muita concentração. Se você tem dificuldade para manter o foco e a segurança na hora de escrever, confira a seguir 5 dicas práticas que podem ajudá-lo:
1 - Escreva todos os dias
Treinar a escrita diariamente é essencial para dominá-la. Procure incluir esse hábito na sua rotina, pois assim você poderá treinar as suas habilidades linguísticas, preparando-se melhor para as provas, vestibulares e redações.
2 - Edite e reescreva os seus textos
Caso você elabore uma redação e não tenha um bom resultado, ao invés de guardá-la na gaveta, procure reescrevê-la, identificando e corrigindo os seus erros, seja de concordância, vocabulário ou gramática, por exemplo.
3 - Revise o que você escreveu
Uma das melhores formas de ter segurança no seu texto é revisá-lo antes de passar a limpo entregar. Leia novamente o conteúdo uma ou duas vezes, e em voz alta, se puder. Isso é essencial para identificar as partes que não se encaixaram, ou alguma palavra fora de contexto, por exemplo.
4 - Peça que outras pessoas leiam o seu texto
Uma boa dica é pedir para os seus colegas ou professores lerem o que você escreveu, pedindo a opinião deles. Assim, você terá um feedback da sua redação.
5 - Cultive o hábito de leitura
Uma ótima forma de treinar a escrita é por meio da leitura. Geralmente, bons leitores tendem a ser bons escritores. Procure ler todos os textos que você puder: livros, revistas, sites, jornais, entre outros. Assim, você pode treinar o seu vocabulário e expandir as suas habilidades linguísticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário