por Marina Ogawa
Livros para ler, matéria acumulada, fórmulas e mais fórmulas para lembrar na hora da prova. E se você conseguisse resumir um livro inteiro em uma única folha de caderno?
Pois é, isso é possível! Uma boa técnica para te ajudar nos estudos é a dos mapas mentais.
Com sua origem na Inglaterra nos anos 70, os mapas mentais consistem em criar associações entre o lado esquerdo e o direito do cérebro.
O lado esquerdo, mais racional consiste na facilidade em aprender números, palavras, detalhes. Já o lado direito é o criativo, onde a visuaização de cores, imagens, emoção, ritmo e musicalidade são mais perceptíveis. Para ter ajudar a memorizar isso, a especialista em mapas mentais, sócia-fundadora da LNK Consultoria e professora da FIA, Liz Kimura, dá uma dica:
Lado Esquerdo > E de Engenheiro > Número, palavras, detalhes
Lado Direito > D de Designer > Cores, imagens, emoção, ritmo, musicalidade
Liz ainda sugere que o vestibulando, enquanto estuda, crie associações entre o conteúdo, pois isso ajudará no processo de memorização do que ele acabou de estudar.
Os mapas mentais são uma forma visual gráfica de organizar informações usando palavras-chave e cores, unindo assim os lados esquerdo e direito do cérebro, respectivamente.
E você? Vai tentar usar a técnica dos mapas mentais nos seus estudos?
Confira abaixo o vídeo com Liz Kimura e como essa técnica pode te ajudar a passar no vestibular!
Nenhum comentário:
Postar um comentário