terça-feira, 21 de julho de 2015

UEMA recebe inscrições para o PAES 2016

Prazo segue até 14 de agosto, mediante taxa de R$ 75. Estão sendo oferecidas 3.829 vagas, no total.

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) deu início nesta segunda-feira, 20 de julho, às inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2016. O prazo segue até 14 de agosto, exclusivamente pela internet, e mediante taxa de R$ 75.
No ato da inscrição, os candidatos deverão optar por um dos sistemas de vagas (universal ou especial de reserva de vagas 1 ou 2), línguas estrangeiras (inglês ou espanhol) e local de realização da prova. Somente os candidatos inscritos para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e CFO (PMMA e CBMMA) deverão indicar um segundo curso do mesmo grupo a que pertence a sua primeira opção. 
Isenção
Pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição foram recebidos entre os dias 27 de abril e 22 de maio. O resultado preliminar foi disponibilizado em 22 de junho e a lista final de contemplados sai no dia 7 de julho. Os isentos tamvém deverão se inscrever na seleção. 
A gratuidade foi concedida para servidores da instituição e seus dependentes, além de alunos que cursaram os últimos cinco anos na rede pública de ensino no âmbito do Estado do Maranhão e declaradamente pobres, que comprovarem renda familiar não superior a dois salários mínimos. 
Processo Seletivo
As provas serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro, das 13h às 18h, em 21 campi da instituição. No primeiro dia, serão aplicadas 60 questões objetivas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 

No segundo, os candidatos responderão 12 questões analítico-discursivas de dois componentes curriculares específicos por curso, além da produção textual. Candidatos ao curso de Arquitetura e Urbanismo serão submetidos, ainda, a um Teste de Habilidade Específica no dia 20 de setembro, das 8h30 às 12h30, em São Luís. O resultado sai no dia 28 seguinte.
 
Já a data da publicação da lista de aprovados ainda não foi informada. A oferta é de 3.829 vagas para cursos ministrados em São Luis, Caxias, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, São João dos Patos, Barra do Corda, Codó, Coelho Neto, Pinheiro, Presidente Dutra e Coroatá. 

Mais informações podem ser obtidas no Edital.
Por Wanja Borges
Vestibular Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário