Além do esforço intelectual, os candidatos do Enem precisam de preparo físico, mental e emocional. Mas, acima de tudo isso, é importante que o fera saiba administrar o tempo de prova.
“A prova é num horário diferente da rotina dos alunos [à tarde], então muda muito o fisiológico deles, tanto no sentido do sono quanto da alimentação”, esclarece. A coordenadora orienta que os candidatos durmam cedo e comam uma comida leve.
Nos dois dias, 24 e 25 de outubro, a prova começará às 13h (horário de Brasília). Este ano, o horário de verão tem início à zero hora do próximo dia 18, portanto, como Pernambuco não adere a ele, os portões dos locais de prova no Estado fecharão às 12h.
O fera deve resolver primeiro as questões fáceis e não perder tempo com as muito difíceis, deixando-as para o fim. “O primeiro dia de provas é o mais tranquilo, no entanto, os alunos precisam estar muito atentos aos enunciados, pois eles são longos”, orienta. No dia 24, os candidatos terão 4h30 para resolver 90 questões, das quais 45 de ciências da natureza e 45 de ciências humanas.
Já no segundo dia, Carolina Costa recomenda que os estudantes comecem primeiro pela redação. “O ideal é que produzam o texto em 50 minutos ou, no máximo, uma hora, que é o tempo que o Inep disponibiliza a mais para a prova”. É importante que o aluno faça a redação com calma, capriche na letra e respeite as regras”, alerta.
Na sequência, a dica é responder às 45 questões de linguagem (interpretação de texto, gramática, literatura e língua estrangeira) para depois fazer as 45 de matemática. No dia 25, os feras têm 5h30 para escrever a redação e resolver as outras 90 questões.
NE UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário