Pelo terceiro ano consecutivo, o curso de direito no campus Camaragibe da UPE (Universidade de Pernambuco) é o mais concorrido do vestibular seriado da instituição. No sistema universal, a concorrência é de 64,75 alunos por vaga, enquanto no sistema de cotas são 43,33 candidatos por vaga.
A relação candidato/vaga dos cursos da UPE foi divulgada pela reitoria da universidade em coletiva no final da manhã desta terça-feira (6). No total, foram inscritos 11.553 candidatos para o SSA3.
Na concorrência universal, o curso de medicina no campus de Serra Talhada, no Sertão do Estado, com 24,12 alunos por vaga, e de Medicina no campus de Garanhuns, no Agreste, com 18,81 alunos por vaga, ocupam a terceira e a quarta colocação na concorrência. Nos dois sistemas, os cursos mais concorridos estão localizados em campus no interior de Pernambuco. “Estamos conseguindo fixar o candidato na sua região, no entanto, a quantidade de vagas ainda é reduzida. Por isso a concorrência é grande”, explica Ernani Martins, presidente da comissão de vestibular da UPE.
Ele reforçou a importância do SSA. “Os alunos do seriado têm observado que é uma chance de entrar regularmente no ensino superior, concorrendo apenas com alunos do terceiro ano do ensino médio. Em outros processos, ele concorre também com a demanda reprimida, ou seja, com outras pessoas que por algum motivo não entraram na universidade”, esclarece.
O reitor da UPE, Pedro Falcão, também defendeu o SSA, afastando qualquer possibilidade de o vestibular seriado acabar. “Muito pelo contrário, estamos fortalecendo o SSA com o aumento no número de vagas destinadas ao processo. Ano passado, apenas 40% [das vagas da UPE] eram destinadas ao seriado, hoje são 50%”, explicou o reitor.
A terceira fase do Vestibular Seriado da UPE ocorrerá nos dias 22 e 23 de novembro.
VAGAS – Das 3.460 vagas oferecidas no vestibular da UPE, 50% delas são destinadas aos candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O restante – 1.730 vagas – é destinado ao SSA3. Desse número, 80% vai para a ampla concorrência (sistema universal). Os outros 20% vão para o sistema de cotas, reservado para alunos que cursaram o ensino fundamental e ensino médio exclusivamente em escolas públicas da rede municipal, estadual ou federal de ensino em qualquer estado brasileiro.
Tudo indica que a partir do Vestibular 2017 da UPE o número de vagas vai aumentar e haverá mudanças estruturais em alguns cursos. O de direito em Camaragibe, por exemplo, deverá funcionar no prédio da FCAP. “Essa é uma solicitação dos próprios alunos e estamos debatendo no conselho. O prédio da FCAp tem o perfil do curso e condições estruturais para recebê-lo. A tendência é ir para lá e, com isso, aumentarmos o número de vagas de 30 para 50”, adiantou Pedro Falcão.
Os cursos de odontologia e direito de Arcoverde também deverão ter o número de vagas aumentado após ficarem sediados em unidade própria, cuja construção deverá ser concluída até o fim do ano, já que os mesmos funcionam em prédio provisório.
NE UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário