A folga pós-Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) durou pouco. No próximo domingo e segunda-feira (dias 22 e 23), quase um mês depois da avaliação nacional, os feras pernambucanos terão mais um desafio para tentar ingressar numa instituição pública de ensino superior.
Será realizada a terceira e última etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE). Os 11.553 candidatos vão disputar metade das vagas de graduação: 1.730.
Um dos aspectos elogiados pelos feras no Sistema Seriado de Avaliação (SSA) é que a análise de conhecimento é feita anualmente, apenas com os assuntos estudados na série que estão cursando. Outro ponto positivo é a concorrência apenas com os colegas que estão concluindo o ensino médio.
Na composição da média final, as notas do SSA 1 e 2 valem, cada uma, 30% da média final. O desempenho no SSA 3 soma os 40% restantes. O participante só define o curso a que quer concorrer na última etapa de provas.
“Respeitamos o tempo pedagógico da escola e do estudante. No SSA, o candidato tem a chance de ingressar na universidade logo após a conclusão do ensino médio. E ele é avaliado gradualmente, a cada ano, com o conteúdo daquela série”, observa o presidente da comissão de vestibular da UPE, Ernani Martins.
Metade das vagas da UPE vai para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, significa que poderão ser preenchidas por estudantes de qualquer lugar do País. “No seriado o aluno precisa fazer provas por três anos. Isso de certa forma limita a participação de candidatos de fora, o que é bom para os pernambucanos. Tanto que só temos 5% dos inscritos de outros Estados”, diz Ernani Martins.
Fonte: Jornal do Commercio
Nenhum comentário:
Postar um comentário