Candidaturas serão recebidas apenas no início de cada ano, ao contrário das últimas edições.
Todas as vagas oferecidas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) serão preenchidas exclusivamente no primeiro semestre. Para 2016, os candidatos deverão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do início deste ano, mesmo se o ingresso da graduação for no segundo período letivo, ficando extinta a segunda edição da entrada via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Em 2016, a universidade preencherá 6.279 vagas em cursos superiores que não necessitam de testes de habilidades específicas. A única forma de entrada é a utilização das notas do Enem 2015, as quais serão conhecidas em 8 de janeiro, por meio do SiSU 2016/1. A seleção unificada será realizada sempre no ínicio de cada ano.
Outra novidade anunciada nesta segunda-feira, 28 de dezembro, é a reserva de 50% das vagas para estudantes de escolas públicas, critério previsto pela Lei de Cotas.
De acordo com a reitoria da UFMG, a seleção realizada uma vez ao ano tem como objetivo preencher o maior número de vagas, já que a instituição pretende diminuir a quantidade de oportunidades ociosas.
O Ministério da Educação anunciou no início de dezembro a criação de uma edição do SiSU para preenchimento de postos remanescentes em todo o país, cujo lançamento está previsto para 2016.Saiba mais neste link.
Habilidades Específicas
Os cursos de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design, Design de Moda, Música (bacharelado ou licenciatura) e Teatro não são contemplados pelo SiSU, já que necessitam de outra etapa, a qual é composta pelos testes de habilidades específicas.
As provas de tais cursos serão aplicadas entre 20 e 22 de janeiro. A data de divulgação do resultado não foi informada até o momento. Serão preenchidas 391 vagas, sendo 281 para o primeiro semestre e as demais no segundo. Do total, 201 oportunidades destinam-se ao Sistema de Cotas.
Por Lorraine Vilela
Vestibular Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário