Vale lembrar: quanto mais informação você tiver na hora de escolher a faculdade que será a responsável pela sua formação, mais garantia terá de optar por uma boa instituição, cujo nome estampará para sempre o seu currículo!
No caso de Direito, além de verificar a Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante – veja as escolas que receberam cinco estrelas aqui – e consultar os indicadores do Ministério da Educação (MEC), como o Conceito Preliminar de Curso (CPC), você também pode contar com outro importante instrumento para checar a qualidade dos cursos: o selo OAB Recomenda.
Cerimônia de entrega do selo OAB Recomenda, na sede da OAB, em 2016. Foto: Divulgação/OAB
Ele é entregue a cada três anos pela Ordem dos Advogados do Brasil (entidade responsável pela regulamentação da advocacia no país) e baseia-se na aprovação dos alunos concluintes de Direito no próprio exame da OAB (obrigatório para exercer a profissão) e no desempenho no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).
A última edição de entrega dos selos aconteceu agora, no dia 13 de janeiro de 2016, em uma cerimônia na sede da OAB, em Brasília. Segundo a entidade, dos mais de 1.200 cursos oferecidos no país, 139 (o que representa apenas 11% do total) foram atestados (veja a lista organizada por estado e cidade aqui).
O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, explicou que os critérios para concessão do selo são objetivos: ter ao menos 20 alunos participantes de três edições do Exame da Ordem, com peso 4 na avaliação, e também no Enade, com peso 1. As faculdades com nota acima de 7, numa escala de 0 a 10, ganharam o selo.
“O selo não vai contra faculdades que não o recebem, é, na verdade, um estímulo para que todas possam um dia recebê-lo. Não agrada à OAB ter apenas 139 cursos merecedores. Queremos que mais cursos possam chegar a esse padrão”, disse Coêlho.
GUIA DO ESTUDANTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário