Objetivo da competição é estimular leitura e escrita em crianças e adolescentes
Foto: Diego Nigro / JC Imagem
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para a quinta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Alunos de escolas públicas de todo o País dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio podem participar. Promovida pela Fundação Itaú Social em parceria com o Ministério da Educação, a competição estimula os estudantes a escreverem poemas, crônicas, artigos de opinião e memórias literárias. A expectativa é de que mais de 5 milhões de crianças e adolescentes participem, número registrado no último certame, em 2014.
Para que os alunos e professores se inscrevam é preciso primeiro que as secretarias municipais e estaduais de educação façam adesão. "Temos que estimular a leitura e a escrita. Um em cada cinco alunos brasileiros chega até os 8 anos sem saber escrever. Um em cada três, com essa idade, não lê. Nosso desafio é mudar essa realidade", desta o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
A olimpíada acontece a cada dois anos. Em um há a competição, com produção dos textos pelos estudantes. No ano seguinte existe a formação dos professores, com cursos presenciais e a distância. "Não podemos perder tempo. Por isso proponho que a Olimpíada de Língua Portuguesa passe a ser anual e não bianual. Vamos começar a discutir essa possibilidade e trabalhar para isso" garante o ministro da Educação.
O vice-presidente da Fundação Itaú Social, Antônio Matias Jacinto, espera que aumente a participação nesta edição. "Nenhum município pode ficar de fora. A olimpíada é uma importante iniciativa que mobiliza alunos e professores e contribui na melhoria do processo de ensino e aprendizagem", comentou Antônio.
As inscrições podem ser feitas no portal Escrevendo o Futuro (www.escrevendoofuturo.org..br). A plataforma oferece cursos online, material informativo, espaços de discussão, recursos interativos e notícias.
Serão selecionados inicialmente 500 trabalhos. Desses sairão 152 semifinalistas. Depois haverá a escolha dos 20 vencedores. Eles ganharão medalha de ouro, um notebook e uma impressora. As escolas em que estudam esses alunos receberão um laboratório de informática com dez computadores e uma impressora, além de um projetor, telão e livros para a biblioteca.
NE UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário