Objetivo é dar mais uma chance para adultos e jovens com mais de 18 anos conseguirem o diploma
O Ministério da Educação (MEC) anunciou ontem, 22 de março, que vai criar um exame específico para conceder certificado de conclusão do ensino médio. Atualmente, essa função é atribuída ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O objetivo do MEC é dar mais uma oportunidade para pessoas com mais de 18 anos concluírem o ensino médio e poderem continuar seus estudos em uma faculdade. O foco é os estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, “o Enem é muito pesado para quem está só se certificando”. Atualmente, quem pretende obter o diploma do ensino médio por meio do Enem precisa conseguir, pelo menos, 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas e 500 na redação.
Anualmente, 900 mil pessoas se inscrevem no Enem para obter o certificado. De acordo com os dados do Censo Escolar de 2015, há 3.431.829 estudantes matriculados na modalidade EJA, sendo 1.269.984 no ensino médio.
A média de idade dos alunos do EJA é de 23 anos nas escolas urbanas e de 24 nas escolas rurais. Segundo o MEC, o ideal é que os alunos concluam o ensino básico com idade entre 17 e 18 anos e que frequentem o ensino regular.
O MEC não informou quando o novo exame será criado.
Por Adriano Lesme
*com informações da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário