Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2016

ARQUITETURA E DESIGN DA USP ADEREM AO ENEM E SUSPENDEM HABILIDADES ESPECÍFICAS - SiSU 2017/1 preencherá 30% das vagas oferecidas pela FAU e pelo IAU de São Carlos.

Para aderir ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), em 2017, as Congregações da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), da Universidade de São Paulo (USP) anunciaram a suspensão das provas de habilidades específicas. A decisão tem caráter experimental e será empregada durante um ano. 
Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design não tinham oferta pelo SiSU, desde a adesão parcial da USP em algumas faculdades, devido a exigência de avaliação em provas específicas, as quais incluem Geometria Bidimensional I, Bidimensional II – Arquitetura e Urbanismo, Bidimensional II – Design e Tridimensional. 
A decisão pelo uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 na FAU foi definida em votação realizada em 30 de junho. Ao todo, foram computados 24 votos a favor, um contra e três abstenções. Já no IAU, em São Carlos, a suspensão das provas específicas foi votada em 1º de julho, contando apenas com uma abstenção. 
Oportunidades
Com adesão, a FAU contará com 30% das vagas de Arquitetura e Urbanismo e Design destinadas ao ingresso pelo SiSU. O IAU também reserva a mesma quantidade das oportunidades de seu curso para o ingresso pelo Enem. Da oferta,30% destina-se aos egressos da rede pública de ensino, sendo metade parapretos, pardos e indígenas
No ingresso de 2016, o preenchimento das oportunidades foi exclusivamente feito pelo Vestibular da Fuvest. A FAU ofereceu 150 vagas em Arquitetura e Urbanismo e 40 para Design. Já o IAU contou com 45 postos para Arquitetura e Urbanismo.
ECA/USP
Outra adesão ao SiSU foi anunciada em junho. A Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA) utilizará as notas do Enem para ingresso em 81 das 270 vagas oferecidas pelos cursos de Comunicação - Educomunicação, Biblioteconomia, Jornalismo, Editoração, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Turismo para ingresso em 2017. Destas, 34 são voltadas para egressos de escolas públicas. 
Os cursos de Audiovisual, Artes Cênicas, Artes Visuais e Música permanecem com entrada apenas pelo vestibular da Fuvest, já que as provas de habilidades específicas para tais graduações continuam como exigência. 
Outras faculdades
A USP havia programado para 28 de junho a reunião do Conselho Universitário de todas as suas faculdades para definir a adesão ou não ao SiSU. No entanto, o encontro foi adiado e não possui previsão de nova data. 
Cada faculdade possui autonomia para aderir ao SiSU. No entanto, a USP determina como quantidade máxima para ingresso via Enem 30% das oportunidades de cada curso. 
A USP teve sua primeira participação no SiSU já no ingresso de 2016. Foram oferecidas 1.489 vagas, das quais apenas 814 foram preenchidas. O motivo da baixa procura foi a exigência de pontuação mínima considerada alta. 
Cotas
A adesão parcial ao SiSU possibilita a implementação de ações afirmativas no ingresso da USP, já que o Vestibular da Fuvest não conta com reserva de vagas para cotistas. Entenda como funcionam as cotas para egressos de escolas públicas.
Vestibular
Os cursos que não aderirem ao SiSU continuam com a entrada pelo Vestibular da Fuvest. As inscrições da edição de 2017 serão recebidas entre 19 de agosto e 8 de setembro. Os pedidos de isenção e redução da taxa já estão abertos e seguem até 11 de agosto
A primeira fase da seleção será aplicada em 27 de novembro. Os classificados passam pelas segunda etapa entre os dias 8 e 10 de janeiro de 2017. O Manual do Candidato ainda não foi divulgado.
VESTIBULAR BRASIL ESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário