terça-feira, 2 de agosto de 2016

Veja os quatro grandes temas na redação do Enem e vestibulares

Sabe aquela prova de redação em que você não se deu tão bem? Pois achamos que sabendo a que grupo de temas ela pertence você pode descobrir se o problema é o seu domínio ou desenvoltura naquele grupo de temas a que ela pertence. Lendo mais a respeito dos temas de cada grupo, e praticando, você poderá melhorar. Eis os quatro grupos definidos em uma palavra central, que a seguir desenvolveremos:

1 – Indivíduo; 2 – Sociedade; 3 – Meio Ambiente, 4 – Tecnologia e mundo virtual.
Os grupos foram definidos em entrevistas com professores e coordenadores de redação dos cursinhos Anglo, Etapa, Intergraus e Politécnico (São Paulo), pH (Rio de janeiro), Pitágoras (Belo Horizonte) e Positivo (Curitiba), ao longo de diferentes edições. Nos últimos dez anos o grupo 3 está em baixa e o grupo 4, em alta. Veja os grupos, com 18 provas importantes e seus linques para ver a coletânea em cada uma.
Nossa sugestão para aproveitar bem esta matéria: ao encontrar um tema desafiador, baixe a prova, leia a coletânea e tente definir uma tese com um argumento em um parágrafo. E aí, vai encarar?
GRUPO 1 – Temas com foco inicial no próprio indivíduo
Amizade, felicidade, sofrimento, altruísmo, solidariedade, valores morais, escolha da profissão.

giphy
AMIZADE: Tema de diferentes provas recentes!
Fuvest 2011
O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?

UnB 2014
Viagem a Marte sem volta: possíveis motivos que levam pessoas a querer participar dessa viagem.


GRUPO 2 – A relação do indivíduo com os outros
Temas sociais como direitos civis, violência, imigração, pobreza, trabalho,
corrupção, consumismo, inclusão social.
Este grupo é o que concentra temas das provas do Enem.

Enem 2014
Publicidade infantil em questão no Brasil.

Enem 2012
O movimento imigratório para o Brasil no Século XXI

Fuvest 2015
“Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia.

Fuvest 2012
Participação política: indispensável ou superada?

PUC-Rio 2015
Como, na sua concepção, “os indivíduos são levados a formular princípios que devem valer tanto para eles como para os outros”, em nossos dias?

PUC Minas 2015-2 Prova dos cursos tecnólogos
O impacto da publicidade na formação de crianças e jovens.


GRUPO 3 – A relação humana com o ambiente natural
Assuntos como desmatamento, biodiversidade, sustentabilidade ambiental, efeito estufa, desastres naturais.

água calma 200
ÁGUA E MEIO AMBIENTE Um dos temas presentes no grupo 3, que abrange saneamento básico, poluição, desenvolvimento sustentável e outros
UFSC 2011
As reações humanas a enchentes e secas [exige a leitura de obras específicas e obrigatórias da prova]


Unicamp 2011
As enchentes e o poder público

UFSM (RS) (PAS) 2011
A humanização de animais de estimação.


GRUPO 4 – As relações do indivíduo e do mundo real com o mundo tecnológico e virtual
Privacidade nas redes sociais, direito ao esquecimento na rede, suspensão de serviços públicos como Whatsapp e Facebook motivadas por leis locais em um mundo globalizado, legislação sobre crimes virtuais, impactos da realidade aumentada, trabalho remoto on-line, sexualidade virtual, mobilizações civis pela rede,
desafios da economia colaborativa (Uber, Lifty e Airbnb), bitcoins.

Simpsons giphy
Lisa Simpson surfa na internet. O acesso das crianças a páginas da internet para adultos é foco de debates no mundo

Esse grupo de temas está em crescimento, cai cada vez mais nas provas de redação. Foram os casos, por exemplo, da prova 2015 da Universidade Federal de Santa Maria (Juventude conectada – evolução ou problema social?) e da UFRGS no mesmo ano (Amizades e conexões virtuais – Na sua opinião, o que é a amizade nos dias de hoje?) e em 2016 (O livro na era da digitalização do escrito e da adoção de novas ferramentas de leitura.). Observe que o tema amizade, por si só, pertence ao grupo 1; outros abaixo, como economia colaborativa, pertencem ao grupo 2.

Os temas do grupo 4 na verdade são novos recortes de abordagem dos temas dos demais grupos, mas é preciso ter cuidado para não cair no “ladrão de cena” – quando o foco da proposta de redação não é a tecnologia exatamente. Porém, consideramos que esses recortes exigem do candidato familiaridade com os desafios do mundo digital e globalizado para gerar argumentos consistentes de texto. Veja a seguir alguns exemplos, com linque para as provas e suas coletâneas.
Enem 2011
Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado.

Fuvest 2008
net giphy
INTERAÇÃO: O mundo digital está alterando o mundo real
Cultura na rede, verdades e idiotices no mundo digital.

PUC Minas 2016
Os desafios da leitura digital: entre o excesso de informação e a produção de conhecimentos.

Unifev – Centro Universitário de Votuporanga (SP) 2º Sem 2016 
A quebra de sigilo na internet em casos de investigações criminais é mais importante que a privacidade dos usuários?

Unicamp 2012
Escolas monitoram o que o aluno faz em rede social.
(tema com provas comentadas pela banca)

ESPM 2015
Tema 1 -No Brasil, a tecnologia do livro digital favoreceria o aumento de leitores em relação ao existente hoje, no meio impresso?
Tema 2 – Quais são os impactos da economia colaborativa ou compartilhada (Uber, Lifty e Airbnb) na economia formal?

GUIA DO ESTUDANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário