Fisioterapia é uma área de saúde dirigida às pessoas que portam perturbações ou ausência de movimentos, incapacitando o funcionamento de algum órgão. As ações deste profissional são de grande relevância na fase primária, secundária e terciária da saúde.
O fisioterapeuta avalia e diagnostica as alterações cinético-funcionais de órgãos e sistemas do corpo humano. Previne e trata disfunções originárias de acidentes, má-formação genética ou vício de postura. Utiliza-se da massagem e da ginástica como métodos para restaurar e desenvolver a capacidade física.
De acordo com o Dr. Diego de Faria Magalhães Torres, presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais no Estado do Rio de Janeiro (SINFITO-RJ), a Fisioterapia é uma das 10 profissões denominadas como “do futuro”, pois "através da capacidade de inovação dos fisioterapeutas e das inúmeras interfaces com as demais áreas do conhecimento e campos de atuação, é possível crescer sem determinar os limites para contribuições à sociedade".
O fisioterapeuta pode atuar nas áreas de traumatologia e ortopedia; reumatologia; geriatria; cardiologia; neurologia adulto e pediatra; ginecologia; obstetrícia e urologia; área ambulatorial e hospitalar; disfunções crânio mandibulares; programa de saúde da família; postura; hidroterapia.
O curso
O curso tem duração de quatro anos e a base do currículo se compõe de disciplinas das ciências biológicas e da saúde, como biologia, anatomia, fisiologia, patologia, histologia e cinesiologia. Nos últimos períodos os alunos realizam atendimento supervisionado nas clínicas de fisioterapia da faculdade ou em hospitais conveniados.
Mercado de Trabalho
Apesar da estabilidade, o mercado de trabalho tem apresentado oportunidades na área de geriatria, onde são oferecidas vagas em clínicas especializadas e asilos. A área de uroginecologia também tem crescido.
A média salarial prevista para os formados nessa área é de R$ 2,6 mil, mas varia conforme a função exercida.
Principais faculdades
Região Norte
Amazonas: UFAM.
Pará: UEPA.
Rondônia: Ulbra.
Tocantins: CEULP.
Região Nordeste
Alagoas: Maurício de Nassau, UNCISAL.
Bahia: UNEB, FRBA, UFBA.
Ceará: UFC.
Maranhão: UNICEUMA.
Paraíba: UFPB.
Pernambuco: UFPE, ASCES, UNICAP, UPE.
Piauí: UFPI .
Rio Grande do Norte: UFRN.
Sergipe: UFS.
Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB.
Goiás: UFG.
Mato Grosso do Sul: UFMS.
Região Sudeste
Espírito Santo: UFES.
Minas Gerais: UFMG, UFTM, UFU, PUC-Minas, UFJF, Unifal, UFVJM.
Rio de Janeiro: UFRJ, UFRJ, UCP.
São Paulo: USP, UFSCar, Unifesp, Mackenzie, Unesp, FMABC, PUC-SP, FACIS, PUC-Campinas, UniSantos.
Região Sul
Paraná: UNIOESTE, UNICENTRO, UENP, UEL, UFPR, PUCPR.
Rio Grande do Sul: UNIPAMPA, UFRGS, UFCSPA, UCS, UNISINOS, PUC-RS, Feevale, UNISC, UNIFRA, Ulbra, UFSM, UCPel.
Santa Catarina: UDESC, UFSC, FURB, UNOESC.
Vestibular Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário