sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?O exame assume um papel cada vez mais importante na educação superior e desde 2009 vem ampliando suas funções

PARA QUE SERVE O ENEM

O exame assume um papel cada vez mais importante na educação superior e desde 2009 vem ampliando suas funções:
• Servir como vestibular para boa parte das universidades federais, centros federais tecnológicos e algumas universidades estaduais, além de ter seu resultado usado nos processos seletivos de mais de mil faculdades. Para isso, foi instituído o Sistema de Seleção Unificada – o Sisu -, que funciona com as notas do Enem.
• Ser a porta de entrada para milhares de estudantes em cursos técnicossubsequentes ao Ensino Médio. Desde 2013, os alunos podem optar pelo ensino técnico a partir do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, o Sisutec.
• Conseguir ajuda financeira ao aluno que estuda em instituições privadas.Desde 2004, o Enem é a forma que os estudantes têm para conseguir uma bolsa para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Em 2010, a participação no Enem passou a ser obrigatória também para a solicitação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Assim, os alunos de baixa renda que quiserem pedir financiamento pelo fundo têm de fazer o exame.•
Ser a prova de conclusão de Ensino Médio. Para prestar a prova com este fim, basta ter 18 anos completos até a data da prova. Para conseguir o certificado, o estudante deve ter a nota mínima de 450 pontos em cada área de conhecimento e o mínimo de 500 pontos na redação. Com a mesma nota do Enem, o aluno pode concluir o Ensino Médio e já obter uma vaga na universidade.
• Avaliar o conhecimento dos alunos que encerram o Ensino Médio.
Generated by IJG JPEG Library

COMO MANDAR BEM?

Para ter sucesso no Enem, preparação é fundamental. É preciso conhecer bem o exame e o que será exigido de você. O conteúdo cobrado no exame está descrito na matriz de referência divulgada pelo Ministério da Educação, com base no currículo do Ensino Médio. A matriz está disponível no site do MEC e especifica as competências e habilidades exigidas na prova (e pedidas nas questões). Vale a pena conferir.
O ponto forte da prova é exigir competência leitora, ou seja, medir a capacidade dos alunos para entender o que estão lendo nas perguntas. Outra exigência é que o aluno consiga relacionar conhecimentos de várias matérias – a chamada interdisciplinaridade.
O Enem também pede aos estudantes conhecimento de atualidades em diversas áreas, como política, economia, situação internacional e cidadania. Por isso, é importante manter-se informado sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo, por meio da leitura de jornais, revistas e sites. O GUIA DO ESTUDANTE publica o Atualidades Vestibular (duas edições ao ano, em março e agosto), que explica o contexto dos principais temas da atualidade para quem está se preparando para o Enem e para o vestibular. Também publica matérias no blog Atualidades três vezes por semana!
GUIA DO ESTUDANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário