Loxia Studio
Páginas
SCM Music Player
quarta-feira, 26 de julho de 2017
FIES 2017/2: INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ DIA 28 DE JULHO - A oferta é de 75 mil vagas para financiamento de cursos de graduação.
As inscrições para o Programa de Financiamento Estudantil (FIES) 2017/2 estão abertas a partir desta terça-feira, 25 de julho, e os interessados podem se inscrever até a próxima sexta-feira, dia 28. O Ministério da Educação (MEC) pretende preencher 75 mil novas vagas.
O programa do Governo Federal financia entre 50% e 100% da mensalidade dos estudantes de graduação em instituição privadas. Para participar é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com média mínima de 450 pontos, sem ter zerado a redação.
Os estudantes precisam ainda comprovar renda mensal de até três salários-mínimos por pessoa. Tire suas dúvidas sobre o Fies.
Enquanto o prazo de inscrições estiver aberto, o candidato pode alterar a sua opção de curso/turno/instituição quantas vezes julgar necessário. A classificação será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada.
De acordo com as informações do Edital do Fies 2017/2, para classificar os estudantes inscritos será considerada a média aritmética das notas obtidas no Enem, considerando a edição na qual o candidato conseguiu a maior média.
Resultado
A previsão é de que a lista de contemplados com o financiamento seja publicada no dia 31 de julho, e a conclusão da inscrição deverá ser feita entre os dias 1º de agosto e 8 de setembro, no Sisfies. A convocação para a lista de espera deve ser realizada de 1º de agosto a 3 de setembro.
Com as oportunidades oferecidas no Fies 2017/2, o número de vagas oferecidas em 2017 chega a 225 mil. Na primeira edição deste ano foram disponibilizadas 150 mil vagas, das quais 34 mil ficaram ociosas.
Mudanças
Para o 2018, o MEC anunciou algumas mudanças no FIES, entre elas a oferta de uma modalidade com juros zero. A expectativa é de que, no próximo ano, o programa ofereça um total de 300 mil novos contratos de financiamento. As alterações propostas dependem ainda da aprovação do Congresso Nacional, por meio de uma Medida Provisória (MP). Entenda as mudanças.
Vestibular Brasil Escola
segunda-feira, 24 de julho de 2017
CONFIRA A LISTA DE APROVADOS NO VESTIBULAR 2017/2 DA URCA (CE) - Foram disponibilizadas mais de 1,2 mil vagas em cursos de graduação de cinco campi.
A lista de estudantes aprovados no Vestibular 2017/2 da Universidade Regional do Cariri (URCA), no Ceará, já pode ser consultada. As informações sobre prazos e procedimentos de matrículas devem ser liberadas em breve.
Os novos calouros devem comparecer aos locais de matrículas munidos de cópias autenticadas, ou acompanhadas dos originais, dos documentos listados abaixo:
- Carteira de Identidade e CPR;
- Certidão de Nascimento ou de Casamento;
- Título de Eleitor;
- Comprovante de quitação do serviço militar;
- Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio.
Em caso de vagas remanescentes, a universidade deve liberar novas convocações de estudantes classificados.
URCA 2017/2
Nesta edição, a universidade disponibilizou 1.210 vagas em cursos ministrados em Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte, Campos Sales e Missão Velha. Veja os detalhes no Edital do Vestibular 2017/2.
As provas foram aplicadas nos dias 24 e 25 de junho, compostas por 120 questões objetivas, sobre disciplinas do ensino médio e uma redação. Confira as provas e os gabaritos.
Mais informações podem ser obtidas no Edital ou no site da Comissão Executiva do Vestibular (CEV) da URCA.
Vestibular Brasil Escola
sexta-feira, 14 de julho de 2017
Por que fazer o Enem 2017? Estudantes contam como usaram a nota Estudantes utilizaram o exame para diferentes finalidades e contam como uma boa nota na prova pode ser útil na vida acadêmica
Além de possibilitar o acesso a milhares de cursos nas instituições públicas, o Enem é um exame útil para abrir diversas outras portas para o estudante.
A seguir, você confere o relato de alunos cujo bom desempenho no Enemos ajudou a conquistar objetivos distintos. Com a boa nota que obteve no exame, Lucas Ferreira conseguiu uma bolsa de 50% no ProUni para ajudar a custear os estudos. Já Lucas Gallo conseguiu se formar em Fisioterapia com uma bolsa do ProUni e um financiamento do Fies.
Quem: Lucas Strasburg Ferreira, 24 anos
Objetivo: bolsa do ProUni na Unisinos
“Sou de São Leopoldo (RS) e cheguei a cursar um semestre em uma universidade particular aqui da região, graças a uma bolsa de estudos que obtive como premiação em uma feira de ciências. Porém, devido à distância, horários restritos e incompatibilidade com o trabalho, fui obrigado a desistir do curso. Depois, consegui entrar na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), por meio do Sisu, mas também precisei cancelar a matrícula, principalmente por não conseguir trabalhar, já que as aulas aconteciam durante o dia.
Utilizar a bolsa do ProUni foi uma questão estratégica para poder seguir trabalhando. Prestei o Enem novamente e hoje curso Engenharia de Produção, na Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos). O processo de inscrição para conseguir a bolsa de estudos é bastante tranquilo, desde que você leia o edital com atenção e tome bastante cuidado em relação às datas. É necessário levar uma série de documentos da família toda, declarações de imposto de renda etc. Isso gera uma correria grande para reunir toda a papelada, já que os prazos são muito curtos.
A bolsa do ProUni que consegui é de 50%, e mesmo assim não tem sido uma tarefa muito fácil bancar o restante. Porém, aqui em casa procuramos manter as contas razoavelmente equilibradas e minha mãe às vezes me dá uma força para pagar a faculdade. Obviamente, tem meses em que se atrasa uma conta aqui para pagar outra ali, mas a gente vai superando.
Como técnico em mecânica, passei a maior parte da vida profissional atuando no projeto de máquinas e equipamentos. Embora queira permanecer projetando, hoje tenho intenção de mudar um pouco de área. Pretendo, após me formar, trabalhar com a engenharia mais voltada à saúde, especificamente com o desenvolvimento de próteses, órteses e outros equipamentos que busquem facilitar a vida de pessoas com mobilidade reduzida.
Quem: Lucas Dutra Gallo, 24 anos
Objetivo: Financiamento pelo fies e bolsa do ProUni na Metodista
Foi longa minha caminhada até a conquista de uma vaga na universidade. Além do Enem, prestei diversos vestibulares e acabei escolhendo a Universidade Metodista de São Paulo por ter sido selecionado pelo ProUni para a bolsa de 50% no curso de Fisioterapia. Tinha grande interesse pela área da saúde, desde a época em que jogava handebol e pude ter contato com a fisioterapia desportiva. Conheci o Fies pela internet e decidi fazer o financiamento da minha graduação porque era a minha única oportunidade de conseguir honrar o restante da mensalidade e ingressar na vida universitária.
A burocracia é a parte mais complicada. Providenciar toda a documentação exigiu correr atrás de familiares e das instituições onde estudei, o que levou alguns dias. Lembro das datas-limite para entrega das documentações. Aquela correria toda foi difícil, mas, ao mesmo tempo, muito emocionante para mim. Precisava também de um fiador, então tentei alguns familiares, amigos, até finalmente conseguir essa ajuda com um tio, a quem sou muito grato.
A partir daí, não tive grandes dificuldades, pois quitava apenas os juros do financiamento durante o período em que estudei, o que não era muito caro. A carência foi importante para mim – mais um dos benefícios do Fies. Esse tempo é essencial para que você consiga entrar no mercado de trabalho e tenha condições de quitar as parcelas. Comecei a restituir há seis meses, com meus próprios recursos.
Hoje trabalho com fisioterapia home care, recebo pacientes de vários convênios por meio de parceria com empresas. Também sou fisioterapeuta desportivo no clube Mesc, aqui de São Bernardo do Campo. Se fosse para descrever a importância do Fies para minha formação, as palavras que usaria seriam: fundamental e essencial. Sem o auxílio, hoje não estaria com um diploma de Ensino Superior.
GUIA DO ESTUDANTE
UNB LIBERA CONSULTA AO BOLETIM DE DESEMPENHO DO VESTIBULAR 2017 - Gabaritos definitivos e relatório com argumentos mínimos e máximos também foram liberados.
Os candidatos que participaram do Vestibular 2017 da Universidade de Brasília (UnB) para ingresso no segundo semestre já podem acessar a consulta individual ao desempenho e conferir os gabaritos oficiais definitivos da seleção.
O relatório com os argumentos mínimos e máximos por sistema/campus/curso/turno, gerados a partir da pré‐opção realizada no momento da inscrição, também foi publicado (confira aqui).
Os interessados em alterar sua pré-opção poderão fazê-lo entre as 8h do dia 13 de julho até as 20h do dia seguinte, exclusivamente pela internet. A primeira chamada é esperada para o dia 17.
Vestibular
As provas foram aplicadas nos dias 10 e 11 de junho, das 13h às 18h, em Brasília/DF, Brazlândia/DF, Ceilândia/DF, Gama/DF, Planaltina/DF, Sobradinho/DF, Taguatinga/DF, Formosa/GO, Goiânia/GO, Valparaíso/GO e Uberlândia/MG.
No primeiro dia, foram aplicadas as Provas de Conhecimentos I e II, compostas por 30 itens de Língua Estrangeira e 120 de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia e História, Artes (Artes Cênicas, Artes Visuais e Música), Filosofia e Sociologia mais Redação.
No segundo, os candidatos responderam outros 150 itens sobre Biologia, Física, Química e Matemática. O Vestibular 2017 da UnB preencherá 2.105 vagas em 98 cursos, sendo 112 por negros e 1.071 por candidatos de escolas públicas.
Outros detalhes podem ser obtidos no Guia do Vestibular, no Edital ou neste link.
Vestibular Brasil Escola
RESULTADO DO VESTIBULAR 2017/2 DA UNIRV JÁ PODE SER CONFERIDO - Matrículas serão realizadas de 17 a 20 de julho. Seleção preencherá 1,8 mil vagas.
A Universidade de Rio Verde (UniRV), em Goiás, acaba de publicar o resultado oficial de aprovados em primeira chamada no seu Vestibular 2017/2. O resultado do desempenho dos treineiros também foi liberado.
As matrículas devem ser feitas entre os dias 17 e 20 de julho, conforme o curso escolhido, das 7h às 11h, das 13h às 17h e das 19h às 21h, mediante apresentação das cópias e originais dos documentos listados no item 10.3 do Edital.
A listagem de excedentes será publicada no dia 21 com prazo de três dias para matrículas Em caso de vagas remanescentes, uma nova convocação deve ser feita no dia 25.
Vestibular
O processo seletivo foi realizado em 9 de julho e constituído por 36 questões objetivas sobre as disciplinas de Física, Química, Geografia, História, Língua Estrangeira, Literatura Brasileira, Biologia, Matemática e Língua Portuguesa além da Redação (veja o gabarito).
O Vestibular 2017/2 da UniRV preencherá 1.720 vagas em cursos ministrados em Rio Verde e outras 80 oportunidades em Caiapônia. Outros detalhes podem ser obtidos no Edital ou no site da universidade.
Vestibular Brasil Escola
quinta-feira, 13 de julho de 2017
Fuvest abre pedidos de isenção ou redução de taxa para 2018 - Prazo termina em 7 de agosto; inscrições para o vestibular terão início no dia 21 do mesmo mês
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP) abriu, nesta segunda-feira (10), o período de pedidos de isenção ou redução de 50% da taxa do seu vestibular 2018. O prazo termina no dia 7 de agosto.
Os candidatos deverão fazer o cadastro através do site da Fuvest, na área “Usuários”, e preencher o formulário. Os documentos que comprovam a situação socioeconômica do candidato devem ser enviados até o dia 8 de agosto, seguinte ao fim das inscrições. Acesse aqui o edital completo.
- Quem tem direito à isenção?
Têm direito à isenção os candidatos que tenham renda familiar por pessoa de no máximo R$1.405,50.
- Quem tem direito à redução?
Têm direito à redução de 50% no valor os candidatos que tenham renda familiar por pessoa entre R$ 1406 a R$ 2.811. Além disso, o requerente deve ter renda individual de, no máximo, R$ 1.873,99.
O resultado da concessão do benefício será publicado em 18 de agosto. Os que forem contemplados não estarão automaticamente inscritos no vestibular.
As inscrições acontecem entre os dias 21 de agosto e 11 de setembro, com prova da primeira fase no dia 26 de novembro. A segunda fase ocorre entre os dias 7 e 9 de janeiro de 2018 (domingo, segunda e terça).
GUIA DO ESTUDANTE
PROUNI 2017/2: SELECIONADOS DA LISTA DE ESPERA JÁ PODEM SER CONFERIDOS - Os candidatos terão que comprovar as informações nas instituições em 17 e 18 de julho.
Os candidatos que se inscreveram na Lista de Espera do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2017/2 já podem verificar se estão entre os selecionados para as bolsas.
O candidato que estiver com o nome na relação dos selecionados deve comparecer à instituição de ensino nos dias 17 e 18 de julho para comprovar as informações da inscrição. É preciso consultar no site do ProUni e nas páginas das universidades as documentações e formulários necessários.
Puderam concorrer os candidatos que estavam nas seguintes situações:
=> Curso de primeira opção:
- Não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares do ProUni
ou
- Ter sido pré-selecionado na segunda opção de bolsa, reprovado pela não formação de turma.
=> Curso de segunda opção:
- Pré-selecionado na primeira opção, reprovado por não formação de turma
ou
- Não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares, não havendo formação de turma na primeira opção
ou
- Não ter sido convocado nas chamadas regulares por ausência de bolsas na primeira opção.
ProUni 2017/2
O ProUni 2017/2 teve a oferta de 147.492 bolsas de estudos, das quais 67.603 foram integrais e as demais parciais (50%).
As bolsas integrais foram para os candidatos com renda familiar per capita (por pessoa) de até 1,5 salário mínimo, enquanto as parciais destinaram-se concorrentes com rendimento de até 3 salários mínimos.
Foi preciso comprovar a renda, ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 com média de 450 pontos e estar em uma das seguintes categorias:
=> Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em colégios particulares;
=> Pessoas com Deficiência (PdC);
=> Professores da rede básica de ensino público, em exercício do magistério, que concorreram aos cursos de licenciatura, normal superior e Pedagogia (neste caso, não foi exigida a comprovação de renda).
Vestibular Brasil Escola
quarta-feira, 12 de julho de 2017
ALBERT EINSTEIN: 1ª CHAMADA DO VESTIBULAR DE INVERNO 2017 PARA MEDICINA É PUBLICADA - Matrículas podem ser feitas até 17 de julho, na sede da instituição. Foram oferecidas 50 vagas.
A Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE) já liberou a lista de convocados na primeira chamada do seu Vestibular de Inverno 2017 para ingresso no curso de Medicina.
Os convocados deverão efetivar matrícula entre os dias 11 e 17 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na sede da instituição, que fica na Av. Prof. Francisco Morato, 4293, Butantã, São Paulo/SP. Eles deverão apresentar os documentos listados na página 31 do Manual do Candidato.
Os interessados em compor a lista de espera terão o mesmo prazo para confirmar interesse, exclusivamente pela internet. A segunda chamada será liberada no dia 19 com matrículas para o mesmo dia. Estão previstas outras três convocações.
Vestibular
O processo seletivo foi composto por duas etapas. A primeira aconteceu no dia 21 de maio com 50 questões de conhecimentos gerais, seis perguntas analítico dissertativas e uma redação (veja as provas e gabaritos). Já a segunda foi realizada em 2 de julho e constituída por Múltiplas Mini Entrevistas (MME).
As notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 também foram aproveitadas pelos candidatos que indicaram a opção no ato da inscrição. Neste caso, o desempenho representou 20% da nota do vestibular. No total, 50 vagas serão preenchidas no campus São Paulo.
Outros detalhes podem ser obtidos no Manual do Candidato ou neste site.
Vestibular Brasil Escola
sexta-feira, 7 de julho de 2017
7 filmes inspirados por livros clássicos da literatura brasileira Uma seleção de boas produções do cinema que recriam obras literárias brasileiras
Nada substitui a leitura direta das obras literárias abordadas nos vestibulares. Mas os filmes que se baseiam nesses livros podem ampliar a compreensão a seu respeito. Muitos fornecem uma visão crítica das obras e até ajudam a memorizar os personagens, o espaço e o enredo. Vale a pena, então, procurar pelos títulos que foram adaptados para outras linguagens.
Lembre-se, porém, de que um filme não tem o compromisso de seguir fielmente a história na qual se inspirou. É outra criação artística, que amplia e enriquece a original.
MACUNAÍMA
Baseado na obra homônima de Mario de Andrade.
Direção: Joaquim Pedro de Andrade (1969). Colorido, 108 minutos. Elenco: Paulo José, Grande Otelo, Dina Sfat, Milton Gonçalves, Jardel Filho.
Sinopse: O herói sem caráter, que nasceu na selva e chegou à cidade para viver várias aventuras, ganhou nessa adaptação cores tropicalistas. O diretor Joaquim Pedro de Andrade fez uma leitura particular da obra de Mario de Andrade sem pretender a fidelidade absoluta ao livro.
A HORA DA ESTRELA
Baseado no romance homônimo de Clarice Lispector.
Direção: Suzana Amaral (1985). Colorido, 96 minutos. Elenco: Marcélia Cartaxo, José Dumont, Fernanda Montenegro.
Sinopse: Conta a história de Macabéa, migrante nordestina que trabalha como datilógrafa e perde o namorado para uma colega de trabalho. Ela recorre a uma cartomante para pedir conselhos amorosos e recebe dela a previsão de que encontrará um homem bonito e rico. O filme recebeu mais de 20 prêmios no Brasil e no exterior.
MEMÓRIAS PÓSTUMAS
Baseado no romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
Direção: André Klotzel (2001). Colorido, 101 minutos. Elenco: Reginaldo Faria, Sônia Braga, Walmor Chagas, Stepan Nercessian, Petrônio Gontijo.
Sinopse: O filme mostra a vida de Brás Cubas, contada por ele mesmo depois de sua morte. Entre as adaptações que o texto sofreu nessa produção, há um fator temporal. É como se o protagonista tivesse saído da tumba para contar sua história no ano 2000.
O TEMPO E O VENTO
Baseado na obra homônima de Erico Verissimo.
Direção: Paulo José, Walter Campos e Denise Saraceni (1985). Colorido, 7 horas e 30 min. (minissérie da Rede Globo). Elenco: Tarcísio Meira, Glória Pires, Armando Bogus, Lélia Abramo.
Sinopse: Essa produção, lançada em DVD em 2005, havia sido um sucesso na TV 20 anos antes. Conta a história de Ana Terra, do Capitão Rodrigo Cambará e de Bibiana, que estão no romance O Continente, integrante da obra O Tempo e o Vento.
POLICARPO QUARESMA, HERÓI DO BRASIL
Baseado no romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.
Direção: Paulo Thiago (1998). Colorido, 123 min. Elenco: Paulo José, Giulia Gam, llya São Paulo, Antônio Calloni, Bete Coelho.
Sinopse: O major Policarpo Quaresma é um visionário, que ama o Brasil e quer seu progresso. Suas propostas, porém, são tidas como fora da realidade, e ele é criticado ao propor o tupi-guarani como língua oficial do país. Policarpo recebe ajuda de sua afilhada Olga e do compositor de modinhas Ricardo Coração dos Outros.
O AUTO DA COMPADECIDA
Baseado na peça Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.
Direção: Guel Arraes (2000). Colorido, 104 min. Elenco: Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Fernanda Montenegro, Rogério Cardoso, Denise Fraga, Diogo Vilela, Marco Nanini.
Sinopse: As aventuras de João Grilo, nordestino esperto que vive de enganar os ricos e poderosos, e seu parceiro Chicó. Versão para o cinema de minissérie produzida para a televisão, o filme foi vencedor do Grande Prêmio Cinema Brasil nas categorias diretor, ator, roteiro e lançamento.
VIDAS SECAS
Baseado na obra homônima de Graciliano Ramos.
Direção: Nelson Pereira dos Santos (1963). Preto-e-branco, 103 min. Elenco: Átila Iório, Maria Ribeiro, Orlando Macedo, Jofre Soares.
Sinopse: Uma das principais produções do cinema novo brasileiro, conta a história de uma família de retirantes que atravessa o sertão para fugir da seca, na companhia da cadela Baleia. Premiado em festivais internacionais, foi indicado pelo British Film Institute como uma das 360 obras que não podem faltar em uma cinemateca.
GUIA DO ESTUDANTE
INSCRIÇÕES PARA O FIES 2017/2 COMEÇAM NO DIA 25 DE JULHO - Portaria que dispõe sobre o processo seletivo foi publicada no Diário Oficial da União de hoje.
O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União de hoje, 7 de julho, a Portaria Normativa nº 12, que dispõe sobre o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2017.
O programa é destinado para estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 com média igual ou superior a 450 pontos e nota diferente de zero na redação e renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
Conforme o documento, durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar a sua opção de curso/turno/instituição, bem como efetuar o seu cancelamento. A classificação será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada.
Os inscritos serão classificados em ordem decrescente de acordo com seu desempenho no Enem. Será considerada a média aritmética das notas obtidas no Exame, cuja edição o candidato tenha obtido a maior média.
Vagas
Para a edição 2017/2, o órgão vai ofertar 75 mil novas vagas. Conforme afirmou o ministro Mendonça Filho, em coletiva à imprensa realizada ontem, com essas vagas, consagrou-se a oferta global de 225 mil contratos em 2017 e um total de 300 mil contratos novos ofertados durante a atual gestão. Na primeira edição do FIES 2017, sobraram 34 mil vagas do total de 150 mil.
Datas
Conforme anunciado ontem pelo órgão, as inscrições começam em 25 de julho e terminam no dia 28 seguinte. A liberação do portal com consulta de vagas deve acontecer até o próximo dia 24.
O resultado será publicado no dia 31 seguinte e a conclusão da inscrição poderá ser feita de 1º de agosto a 8 de setembro, no Sisfies. Já a convocação da lista de espera será realizada de 1º de agosto a 3 de setembro.
Veja o cronograma completo:
FIES 2018
Nesta quinta-feira, o MEC também anunciou que a primeira edição de 2018 do Fies contará com novas regras. Entre as principais alterações estão a divisão do programa em três modalidades, conforme segue abaixo:
1. Recursos da União, juro zero para até 3 salários mínimos per capita mensal, prestação em torno de 10% da renda e possibilidade de acompanhamento do valor da dívida e índice de correção.
2. Recursos dos fundos constitucionais regionais, risco de crédito dos bancos e juros baixos para até 5 salários mínimos per capita mensal;
3. Recursos do BNDES e dos fundos regionais de desenvolvimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, risco de crédito dos bancos e juros baixos para até 5 salários mínimos per capita mensal;
Serão oferecidas 100 mil vagas para o Fies Fundo Garantidor, 150 mil para o Fies Regional e 60 mil para o Fies Desenvolvimento. Clique aqui e confira detalhes.
Vestibular Brasil Escola
PROUNI 2017/2: COMEÇA PERÍODO DE MANIFESTAÇÃO DA LISTA DE ESPERA - Candidatos têm até o dia 10 de julho para demonstrar interesse pelas bolsas.
Começou nesta sexta-feira, 7 de julho, o período para manifestação de interesse na Lista de Espera do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2017/2. O prazo se encerra às 23h59 do próximo dia 10.
A participação é exclusiva para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e se esteja em uma das categorias abaixo:
=> Curso de primeira opção:
- Não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares do ProUni
ou
- Ter sido pré-selecionado na segunda opção de bolsa, reprovado pela não formação de turma.
=> Curso de segunda opção:
- Pré-selecionado na primeira opção, reprovado por não formação de turma
ou
- Não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares, não havendo formação de turma na primeira opção
ou
- Não ter sido convocado nas chamadas regulares por ausência de bolsas na primeira opção.
A relação dos candidatos que estarão na Lista de Espera do ProUni 2017/2 será divulgada em 13 de julho. Os candidatos deverão comparecer às instituições de ensino entre nos dias 17 e 18 deste mês para a comprovação das informações.
ProUni
O ProUni 2017/2 ofereceu 147.492 bolsas de estudos, sendo 67.603 integrais e as demais parciais (50%).
As bolsas integrais foram destinadas aos candidatos com renda familiar per capita (por pessoa) de até 1,5 salário mínimo, enquanto as parciais foram voltadas para quem comprovou rendimento de até 3 salários mínimos.
Além da comprovação de renda, foi necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Os candidatos tiveram, ainda, que se encaixar em uma das categorias abaixo:
=> Alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em colégios particulares;
=> Pessoas com Deficiência (PdC);
=> Professores da rede básica de ensino público, em exercício do magistério, que quisessem concorrer aos cursos de licenciatura, normal superior e Pedagogia (neste caso, não foi exigida a comprovação de renda).
Mais informações na página do ProUni.
Vestibular Brasil Escola
FIES 2018 TERÁ MODALIDADE COM JUROS ZERO E TOTAL DE 300 MIL VAGAS- Estudantes saberão na assinatura do contrato quanto terão que pagar pelo financiamento durante todo o período.
Em cerimônia realizada na manhã de hoje, 6 de julho, o ministro da Educação, Mendonça Filho, e o presidente da República, Michel Temer, anunciaram as mudanças do Programa de Financiamento Estudantil (FIES) que serão implantadas a partir de 2018.
Veja também: MEC informa datas do FIES 2017/2
A principal novidade é a divisão do programa em três modalidades, oferecendo um total de 310 mil vagas ao ano. Isso foi possível por conta da adesão dos bancos privados ao FIES.
A primeira modalidade oferecerá 100 mil vagas por ano com juros zero, mas com correção da inflação. No FIES Fundo Garantidor, poderão concorrer os estudantes com renda familiar mensal de até três salários mínimos per capita. As prestações poderão comprometer, no máximo, 10% da renda familiar do estudante.
A segunda modalidade, chamada de FIES Regional, visa estudantes de classe média dos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Os recursos virão dos fundos constitucionais dessas regiões. O FIES Regional terá juros de até 3% ao ano e limite de renda de até cinco salários mínimos por pessoa.
O FIES Desenvolvimento é a terceira modalidade, também voltada para a classe média. A fonte de recursos será o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e os fundos de desenvolvimentos regionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, mas o ministro Mendonça Filho não informou se somente estudantes dessas regiões poderão participar do FIES Desenvolvimento. O limite de renda familiar será de cinco salários mínimos. A taxa de juros não foi informada na cerimônia.
FIES 1 - Fundo Garantidor
- 100 mil vagas para todo o Brasil
- Fonte de recurso: Tesouro Nacional
- Juros zero com correção da inflação
- Prestações de, no máximo, 10% da renda familiar
- Renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa
FIES 2 - Regional
- 150 mil vagas para Centro-Oeste, Nordeste e Norte
- Fonte de recurso: Fundos Constitucionais do Centro-Oeste, Nordeste e Norte
- Juros de até 3% ao ano mais correção monetária
- Renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa
FIES 3 - Desenvolvimento
- 60 mil vagas, com possibilidade de aumento para 80 mil
- Fonte de recurso: BNDES e fundos de desenvolvimento regionais do Centro-Oeste, Nordeste e Norte
- Não foi informada a taxa de juros
- Renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa
No momento do contrato, o estudante saberá o valor total do empréstimo que terá de pagar durante todo o período. Atualmente, o financiamento é reajustado e renovado a cada seis meses.
Com a adesão dos bancos privados, o Governo Federal pretende economizar R$ 300 milhões por ano com taxas operacionais dos bancos públicos.
“O que estamos fazendo é criar um Fies mais sustentável, eficiente e efetivo”. (Mendonça Filho, ministro da Educação)
Aprovação
As mudanças no FIES dependem de aprovação do Congresso por meio de uma Medida Provisória (MP). Segundo o Governo Federal, a MP "visa evitar a descontinuidade, o risco fiscal e operacional, assim como garantir as medidas preparatórias para adesão dos bancos, a constituição de um novo fundo garantidor e novos sistemas de Tecnologia da Informação (TI) para a seleção e o financiamento".
Vestibular Brasil Escola
Vestibular Brasil Escola
Assinar:
Postagens (Atom)