sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Sisu 2018: entenda o que são os “graus” na pesquisa por vaga Saber as diferenças entre bacharelado, licenciatura e tecnológico ajuda na escolha

Resultado de imagem para sisu 2018

Enquanto aguarda o início das inscrições para o Sisu – que começam em 29 de janeiro – você pode consultar as vagas que serão disponibilizadas por curso, instituição e município. Desta maneira, você já vai conhecendo as opções e planejando as suas escolhas. Cada candidato define, por ordem de preferência, até duas opções entre as ofertadas pelas instituições participantes do programa.
Ao visualizar a lista de cursos, é possível filtrá-los por estado (unidades da federeção – UF), turnos (matutino, vespertino, noturno e integral) e por grau (área básica de ingresso, bacharelado, licenciatura e tecnológico):
(MEC/Guia do Estudante)
Esse grau diz respeito à titulação do curso, que define o tipo de diploma e a formação que você terá, além da maneira como vai atuar no mercado de trabalho. Saiba o que significa cada uma das opções:

BACHARELADO

É o tipo de curso mais tradicional de graduação. Corresponde a cerca de 60% de todos os cursos oferecidos no país. Concede uma formação abrangente, na qual você vai receber boa base teórica e científica e, ao final do curso, pode atuar nos diversos setores do mercado de trabalho – agropecuária, indústria, comércio e serviços.
Ideal para quem quer seguir carreira no mercado de trabalho, atuando em empresas ou por conta própria, como administrador, advogado, engenheiro, médico, jornalista, publicitário etc. Tem interesse na área? Confira opções de bolsas oferecidas pelo Guia do Estudante que trazem descontos em várias faculdades do país 
Duração: De quatro a cinco anos.
Documento de conclusão: Diploma de bacharel.

LICENCIATURA

É o curso para formação de professores. Para dar aulas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio é preciso cursar licenciatura em um campo específico do conhecimento, como História, Geografia e Matemática. Já para atuar na Educação Infantil e nas cinco primeiras séries do Ensino Fundamental é indicado fazer o curso de Pedagogia. As licenciaturas correspondem a cerca de 20% de todos os cursos de graduação.
Ideal para quem pretende lecionar no Ensino Fundamental ou Médio.
Duração: Quatro anos.
Documento de conclusão: Diploma de licenciado.

TECNOLÓGICO (OU CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA)

Curso com foco na prática, de duração mais curta do que o bacharelado. Ao contrário dos bacharelados, que oferecem formação ampla e generalista (como o curso de Administração), os tecnológicos formam o aluno para o exercício de atividades específicas (Gestão de Recursos Humanos e Gestão Hospitalar, por exemplo). Os tecnológicos correspondem a cerca de 20% de todos os cursos de graduação.
Ideal para quem procura uma formação mais técnica, em nível superior, que permita inserção rápida no mercado. Atenção: as funções do tecnólogo são mais limitadas se comparadas com as do bacharel na mesma área.
Duração: De dois a três anos.
Documento de conclusão: Diploma de tecnólogo.

ÁREA BÁSICA DE INGRESSO (ABI)

Não se trata exatamente da titulação, mas refere-se a um tipo de curso (generalista) que, após a conclusão de um conjunto básico de disciplinas (denominado muitas vezes de “ciclo básico”), você escolhe entre duas ou mais formações. Por exemplo, você ingressa em Letras e só depois opta pela habilitação (Português, Inglês, Espanhol etc). Ou entra em Engenharia e depois escolhe a formação (Mecânica, Civil etc).
GUIA DO ESTUDANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário