O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta terça-feira, 7 de julho, as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020/2. Prazo vai até sexta-feira, 10 de julho, e cadastro é gratuito.
Podem se inscrever nesta edição do SiSU somente os estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e não zeraram a redação. Os interessados terão a oportunidade de escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência.
O SiSU é, atualmente, a principal forma de ingresso nos cursos superiores de diversas universidades públicas no país, substituindo os tradicionais vestibulares.
Como fazer a inscrição?
Os estudantes que desejam participar do SiSU para concorrer às vagas oferecidas nas universidades para o segundo semestre deste ano devem seguir os seguintes passos:
- Acessar a página do SiSU: As inscrições são feitas no Site do SiSU. Mas, antes disso, é importante que o interessado já tenha se cadastrado no Site do Governo Federal. Quem não se cadastrou é só acessar o Portal do Governo e depois do cadastro utilizar os dados. Quem já tem o cadastro deve clicar, no Site do SiSU, em ‘Fazer Inscrição’ e entrar com os dados.
- Confirmação de dados: O estudante deve conferir todos os dados para o SiSU entrar em contato, caso necessário. Depois da atualização da página é só seguir com a inscrição e, se precisar, pode alterar esses dados a qualquer momento no período de inscrição.
- Minha inscrição: Nesta página o estudante pode escolher até duas opções de curso e também é o local em que vai acompanhar a inscrição durante todo o processo. Para começar é só clicar em "Fazer inscrição na 1ª opção".
- Pesquisa de vagas: Neste momento o candidato pode pesquisar as vagas que estão sendo oferecidas pelo nome do município, da instituição ou do curso.
- Verificação de modalidade: Após a escolha do curso, o interessado deve ficar atento aos detalhes e as modalidades disponíveis e, então, escolher para qual pretende concorrer. Quando escolher é só clicar em "Escolher esta modalidade" para continuar. É importante estar atento às informações de como comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.
- Confirmação: Após ver que todos os dados estão corretos e verificar a documentação que será exigida pela instituição na matrícula é só clicar em “Confirmar minha inscrição”. Após confirmar a inscrição, o sistema voltará para a tela "Minha inscrição" e você pode alterar as opções durante o período de inscrições.
- Classificação parcial: Durante o período de inscrição você acompanha as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial. A mudança pode ser feita até o fim do período de inscrição.
Veja também: Como funciona o SiSU
Vagas
Está será a primeira edição do SiSU com oferta de vagas para cursos a distância (EaD). No dia 25 de maio o MEC publicou no Diário Oficial da União uma Portaria alterando o regulamento do SiSU para a inclusão dos cursos EaD.
A oferta do SISU 2020/2 é de 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior. As vagas são distribuídas em ampla concorrência e diferentes categorias de cotas e ações afirmativas.
Resultado
O MEC deve liberar o resultado do SiSU 2020/2 no dia 14 de julho e as matrículas dos aprovados serão realizadas entre os dias 16 e 21 seguintes.
Quem não for convocado em nenhuma das duas opções de curso poderá manifestar interesse nas vagas da lista de espera do SiSU, de 14 a 21 de julho. As instituições de ensino serão as responsáveis pela divulgação dessas próximas chamadas.
O SiSU 2020/2
As inscrições no SiSU deveriam ter sido realizadas entre 16 e 19 de junho. Em consequência da pandemia do coronavírus, muitos processos seletivos têm passado por alterações no cronograma e foi o que aconteceu com o SiSU.
Como as inscrições não foram abertas no dia esperado e também não houve pronunciamento do MEC, os estudantes começaram uma série de reclamações nas redes sociais. Somente no período da tarde houve o pronunciamento sobre o adiamento das inscrições.
Além do SISU, o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre também tiveram alterações em seus cronogramas.
Veja também: MEC publica editais do SiSU, ProUni e Fies 2020/2
Já o Enem 2020 passou pela enquete de escolha de data para aplicação das provas, onde os participantes votaram na melhor opção. A preferência para aplicação das provas foi em maio de 2021, mas o Inep ainda vai debater a data com outros órgãos de educação para definir a aplicação.
Para mais informações sobre o SiSU 2020/2 acesse a Página do Brasil Escola ou consulte o edital.
Vestibular Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário