A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) informou nesta quarta-feira, 22 de julho, que o prazo para solicitar a isenção da taxa do Vestibular 2021 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está reaberto. Prazo vai até o dia 31 de julho.
De acordo com a comissão, a reabertura do período se deu pelo cancelamento do Vestibular Enem-Unicamp, também informado hoje. A seletiva por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi suspensa por não se enquadrar nas novas datas de aplicação do exame. Com isso, o objetivo é que os candidatos que pretendiam se inscrever na seletiva via Enem tenham oportunidade de obter o benefício para o vestibular.
Veja também: Datas do Enem 2020 são definidas
Nesta edição complementar serão ofertadas 2 mil isenções para a Modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3. Estas solicitações serão analisadas de forma independente das inscrições solicitadas anteriormente, que estabelecia 6.680 isenções na Modalidade 1.
Quem pode solicitar?
Para solicitar a isenção, os candidatos devem ter cursado todo o Ensino Médio em instituições da rede pública (exceto na modalidade 3) e já ter concluído ou concluir o Ensino Médio em 2020.
O benefício da isenção de taxa é oferecido para estudantes de todo o país em três modalidades descritas abaixo:
- Modalidade 1: Para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio);
- Modalidade 2: Para funcionários da Unicamp/Funcamp;
- Modalidade 3: Para aqueles que se candidatarem aos cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).
Resultado
Os candidatos que solicitarem a isenção nesta segunda etapa e forem beneficiados serão conhecidos no dia 14 de agosto.
No caso dos estudantes que solicitaram a isenção no primeiro período, entre 22 de junho e 8 de julho, terão acesso ao resultado no dia 27 de julho.
Vestibular 2021
As 639 vagas que seriam oferecidas pelo Vestibular Enem-Unicamp serão transferidas para o Vestibular 2021, que oferecerá o total de 3.234 vagas.
Os percentuais de reserva de vagas para candidatos de escola pública (10%) e candidatos autodeclarados pretos e pardos (10%) também ficarão garantidos no Vestibular e, neste caso, com o percentual de 15% que já existia no Vestibular, fica estabelecido o mínimo de 25% dos ingressantes autodeclarados pretos ou pardos.
As inscrições serão realizadas entre 30 de julho e 8 de setembro, com taxa de R$ 170. Os estudantes que forem beneficiados com a isenção também devem se inscrever.
A datas de aplicação das provas também foram divulgadas hoje. A primeira fase será dividida em dois dias, 6 e 7 de janeiro de 2021, para candidatos de cada área de conhecimento. A segunda fase, no mesmo formato, está prevista para 7 e 8 de fevereiro. O resultado deve ser divulgado em 10 de março.
Para mais informações acesse o Site da Unicamp ou consulte o edital.
Vestibular Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário