O Ministério da Educação (MEC) encerra as inscrições para o ProUni 2023/1 nesta sexta-feira, 3 de março. O Programa Universidade Para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo em universidades particulares.
Entenda como funciona o ProUni
Para fazer a inscrição no ProUni 2023/1, primeiro o candidato precisa entrar no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Acesso Único). Em seguida, clicar no site do ProUni.
No momento do cadastro, o estudante deve informar dados sobre renda familiar per capita e sinalizar a opção de concorrência. Por fim, o inscrito precisa informar até duas opções de curso/turno/instituição por ordem de preferência de seleção.
O ProUni oferece 288.112 bolsas de estudos integrais ou parcais em universidades particulares de todo o Brasil. Veja abaixo a divisão das vagas:
Quem pode se inscrever no ProUni?
Para fazer inscrição no ProUni 2023/1 o candidato precisa ter feito o Enem 2021 ou o Enem 2022 e ter tirado nota acima de zero na redação.
Além da participação no Enem, é necessário ter renda máxima de um salário mínimo e meio per capita (por pessoa) para bolsas de 100% ou de até três salários mínimos para bolsas de 50%.
Os candidatos serão selecionados no ProUni conforme a ordem de prioridade listada abaixo:
Professor da rede pública de ensino, exclusivamente, para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
Candidato que estudou todo o ensino médio na rede pública;
Estudante que cursou o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
Candidato que estudou o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
Estudante que cursou o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
Candidato que estudou o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
Resultados e Lista de Espera
O resultado do ProUni 2023/1 será publicado em 7 de março. Os candidatos selecionados deverão comprovar as informações prestadas no momento da inscrição até o dia 16 de março.
A segunda chamada será divulgada no dia 21 de março. Nesse caso, a comprovação dos dados deverá ser feita até o dia 30 de março.
Quem não for selecionado nas duas chamadas regulares do ProUni poderá manifestar interesse na lista de espera nos dias 5 e 6 de abril. O resultado sairá no dia 10 de abril.
A comprovação das informações será realizada de 10 a 19 de abril. Já o registro da aprovação ou reprovação do candidato pré-selecionado na lista de espera será de 20 de abril a 2 de maio.
Para mais detalhes, acesse o Edital do ProUni ou o site do programa.
Vestibular Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário