A Unicamp divulgou hoje, 21 de março, os livros para os Vestibulares 2024, 2025 e 2026. O processo seletivo da Universidade Estadual de Campinas é um dos maiores do país.
A novidade, de acordo com a Comissão do Vestibular (Comvest), é que agora os candidatos deverão ler nove livros. Antes, eram dez obras.
A comissão explica ainda que, nas edições de 2024 e 2025, serão substituídas quatro obras em cada lista, para que novos títulos sejam inseridos. Já para a edição de 2026, será incluída uma obra nova em relação ao ano anterior.
"O objetivo da divulgação dos livros dos vestibulares da Unicamp com antecedência é permitir o planejamento às escolas e que os vestibulandos tenham um tempo maior para se preparar para as provas", reforça a Comvest.
Novidade
Pela primeira vez, a Unicamp decidiu inserir na lista obras cujos textos originais não são em língua portuguesa, como é o caso de Alice no país das maravilhas e No seu pescoço.
Para o diretor da Comvest, professor José Alves de Freitas Neto, a escolha representa uma quebra de paradigma dos vestibulares.
“Nós deixamos de trazer apenas literaturas de língua portuguesa e isso é importante, pois a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estimula a ampliação do repertório de obras locais, regionais e globais. Desta maneira, queremos que os alunos tenham contato com manifestações artísticas e obras complexas que estão dentro dos códigos estéticos e éticos do universo dos jovens, nesse período de formação escolar”, explica o diretor.
Livros Unicamp
Vestibular 2024 Unicamp
Olavo Bilac - A Tarde
Conceição Evaristo - Olhos d’água
Pero Vaz de Caminha - Carta de Achamento a el-rei D. Manuel
Machado de Assis - Casa Velha
Raul Pompeia - O Ateneu
Paulina Chiziane - Niketche – uma História de Poligamia
Lygia Fagundes Telles - Conto “Seminário dos ratos”
Cartola - Canções escolhidas*
Lewis Carrol - Alice no país das maravilhas**
Nenhum comentário:
Postar um comentário