domingo, 20 de maio de 2012


Saiba o que não pode faltar na inscrição do Enem 2012

17/05/2012
Para quem pretende se inscrever no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2012, a dica é agilizar a documentação obrigatória. Confira dicas de como tirar os documentos e se inscrever na prova imagen-relacionada

Crédito: Shutterstock.com
Todos os dados que você oferecer na inscrição do Enem 2012 são de sua responsabilidade, por isso, muita atenção!

As inscrições do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) começam em breve. Para realizá-la, os estudantes devem estar atentos a algumas informações muito importantes, como a documentação exigida, o valor da inscrição ou a isenção dessa taxa. Todos esses dados são de inteira responsabilidade dos participantes da prova, por isso, confira muito atentamente suas informações especialmente seu nome, número de CPF, RG e data de nascimento.

Como funciona a inscrição do Enem 2012:

Para realizar sua inscrição no Enem 2012 é necessário possuir o número do RG e CPF. Todos os dados que você oferecer são de sua responsabilidade, por isso, muita atenção. O Inep, órgão do MEC responsável pelo Enem, não se responsabiliza por informações incorretas ou não recebidas por motivos de ordem técnica, como falhas de computadores. Qualquer necessidade de alteração de informações cadastrais deve ser feita no site do Inep. Estudantes de instituições públicas de ensino federais, estaduais e municipais e aqueles que concluíram o ensino médio em anos anteriores e comprovem a impossibilidade de pagamento por meio da declaração de carência disponível no sistema de inscrição estão isentos do pagamento da taxa de inscrição da prova.

Como fazer o CPF

O cadastro de pessoa física (CPF) pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios, com o custo máximo de R$ 5,70. É preciso levar um documento que comprove a filiação (certidão de nascimento ou RG) de quem solicita o documento. Menores de 16 anos devem levar, além dessas informações, um documento de identificação dos pais ou responsáveis. Maiores de 18 que ainda não têm o CPF devem possuir o título de eleitor e levá-lo no ato de cadastramento.

Não fiz o CPF, e agora?

Se você se esqueceu de fazer seu CPF e o prazo de inscrições do Enem estiver se acabando, não se preocupe. Vá à agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios mais próxima de você e faça seu documento.
Mesmo que ele não chegue a tempo para a inscrição do Enem, você pode consultar o número do documento pela internet. Consulte "em cidadão", "consulta andamento de pedido de CPF". No site da Receita Federal, o número estará disponível em até 48 horas após a solicitação, exceto se o pedido tiver sido realizado em uma loja franqueada dos Correios que pode demorar em média 15 dias.

Bons estudos e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário