quarta-feira, 4 de julho de 2012


Comissão aprova bolsas do ProUni para alunos de cooperativas


GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA
A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça-feira projeto que estende aos estudantes que tenham cursado o ensino médio em cooperativas educacionais as bolsas de estudo do Prouni (Programa Universidade para Todos).
Ao justificar o projeto, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse que as escolas mantidas por cooperativas não têm finalidade lucrativa --por isso as mensalidades são normalmente pagas por meio da prestação de serviços dos pais.
"Boa parte dessas entidades tem sua origem marcada pela negligência do Estado no aporte de serviços educacionais. Muitas foram criadas para oferecer ensino onde a oferta pública, sem tocar na questão da qualidade, era insuficiente até mesmo em termos de vagas", disse o senador, que relatou a matéria na comissão.
Como o projeto foi aprovado em caráter terminativo pela comissão, segue para votação na Câmara dos Deputados se não houver recurso para ser votado no plenário do Senado.
O ProUni oferece bolsas de estudo em instituições particulares a alunos deixa baixa renda que tenham feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Atualmente o candidato também deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário