Os 10 temas que mais caem na prova de biologia do Enem
Saiba quais são os 10 principais temas cobrados na prova de biologia durante as 13 edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As provas do Enem 2012 acontecem nos dias 3 e 4 de novembro
Crédito: Shutterstock.com
A proposta do Enem, assim como dos grandes vestibulares, é ser instrumento para a divulgação dos problemas e situações que precisam da atenção da sociedade
A Universia Brasil mapeou os temas mais cobrados na prova de biologia do Enem(Exame Nacional do Ensino Médio) desde a sua primeira edição, em 1998. O objetivo da prova do Enem - mesmo nas questões de biologia - é verificar a capacidade do aluno em oferecer soluções cidadãs para os problemas da sociedade.
"A proposta do Enem, assim como dos grandes vestibulares, é ser instrumento para a divulgação dos problemas e situações que precisam da atenção da sociedade. A prova tem um viés político muito importante", explica a professoraAngela Dauch, do cursinho pré-vestibular Oficina do Estudante.
Confira abaixo os temas que mais caem na prova de Biologia do Enem:
O que mais cai no Enem: 1. Fisiologia / Corpo Humano
As questões de Fisiologia e Corpo Humano abordadas no Enem são mais voltadas para o cuidado com o corpo e o autocuidado. Saúde pública e todos os assuntos relacionados com as condições de equilibro do corpo são, em geral, as que mais aparecem.
De acordo com a professora Angela, o aluno deve estudar o conteúdo relacionado à fisiologia. "Nos últimos três anos o Enem abordou temas bastante específicos, como o sistema digestivo e a alimentação saudável. Outros assuntos que aparecem bastante são o sistema nervoso e o sistema cardiovascular, com questões voltadas para a interação de substâncias no organismo e o stress, respectivamente", esclarece a professora.
O que mais cai no Enem: 2. Ecologia
Já em ecologia, a prova cobra principalmente a questão das estruturas dos ecossistemas e como os organismos que constituem esses ecossistemas lidam com os nutrientes. "O estudante deve se dedicar a entender o fluxo de energia e a ciclagem dos materiais pelos ecossistemas, como o ciclo do carbono e o ciclo de nitrogênio", sugere Angela.
Outro ponto que pode aparecer, de acordo com a professora, é a eutrofização. "Essa parte aparece, em geral, junto com os biomas. É importante que o aluno leia sobre desertificação, exploração indevida e temas relacionados. É bem provável, inclusive, que o novo código florestal apareça na discussão. Eu aposto também nos grandes temas ambientais, como a Rio+20.", prevê.
O que mais cai no Enem: 3. Genética / Evolução
As questões sobre o tema envolvem genética básica, com a intenção de testar a compreensão doestudante sobre os fenômenos da hereditariedade. "Não são questões trabalhosas, a genética no Enem serve de pano de fundo para os mecanismos que possibilitam a evolução das espécies", comenta Angela.
Por esse motivo, a professora recomenda que os estudantes se dediquem a entender as teorias evolutivas em geral, como Darwin, Lamarck e a teoria sintética, que une Darwin e Mendel. Segundo Angela, "todas as questões do Enem podem ser resolvidas com a teoria evolutiva agregada ao instrumental oferecido pela genética mendeliana".
O que mais cai no Enem: 4. Meio Ambiente
Todos os conteúdos dentro da Biologia que remetam à sustentabilidade podem aparecer no Enem, especialmente a responsabilidade no uso dos recursos. As questões, de acordo com Angela, visam promover a reflexão do candidato sobre as alternativas de conduta, atitude e comportamento. "Essa são as questões que valem mais dentro da TRI. As mais valorizadas são aquelas em que o aluno precisa escolher entre alternativas nas quais ele tem que se posicionar quanto a um problema ambiental", alerta a professora.
O que o exame procura com essas questões é entender se o aluno vem do colégio com uma consciência socioambiental desenvolvida e de que maneira isso vem sendo trabalhado desde a educação básica. "Nesse caso não tem como o aluno se preparar com estudos, mas o ideal é que ele tome uma postura cidadã em sua resposta. O que ajuda é estar sempre atento ao que acontece na mídia, discutir as questões abordadas recentemente", recomenda Angela.
O que mais cai no Enem: 5. Água
O tema água é recorrente no Enem porque vem sendo discutido há muitos anos sem apresentar resultados na conscientização. A professora Angela aconselha os alunos a estudarem o básico, como ciclo da água e mudanças de estado. "No entanto, de novo, aqui é cobrado o posicionamento socioambiental. É fundamental que o candidato lembre-se das atitudes que garantem uma maior economia de água, o uso racional. Uma boa dica é revisar as medidas que podem contribuir para a não degradação das fontes de água doce", pontua.O que mais cai no Enem: 6. Energia
De acordo com a professora o tema é um dos grandes filões do Enem, porque envolve diversas matérias além da biologia, como química e física. As questões abordadas podem envolver todas as fontes de energia convencionais, mas também é importante que o aluno tenha em mente outros caminhos que estão sendo procurados. "O estudante deve pesquisar as novas opções de biocombustíveis, as formas de energia que nós temos dominado, como o etanol e o biogás. Além de não desconsiderar o pré-sal, com questões como o que é, onde fica e quais são as estimativas", esclarece Angela.O que mais cai no Enem: 7. Bactérias
As questões que abordam bactérias são mais relacionadas com saúde, como, por exemplo, como a biotecnologia permite melhores condições de vida. "O Enem propõe muitas questões que exigem que o aluno mostre o quanto sabe sobre prevenção, então cai vacinação, questões de imunologia, anticorpos... O candidato precisa saber o que é uma vacina, como ela é produzida, etc", explica Angela.O que mais cai no Enem: 8. Análises / Interpretações
De acordo com a professora, nesse sentido o Enem tem sido realmente insistente, para que o aluno seja capaz de interpretar informações fornecidas por meio de outros recursos que não o texto. "Nas ciências da natureza aparecem muitos gráficos, resumos esquemáticos, histogramas... O estudante tem que interpretar qualquer tipo de informação e traduzi-las em uma conclusão coerente", comenta.
A recomendação da professora é que o aluno se prepare para isso com muito treinamento. "Uma boa sugestão é ir atrás do que foi cobrado nas provas anteriores para entender, além do conteúdo, o perfil da prova", indica Angela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário