sexta-feira, 7 de setembro de 2012


Enem: como é a prova de Ciências da Natureza


Saúde pública e preservação ambiental são os principais temas


O candidato terá que responder questões sobre oito competências. As cinco primeiras relacionam as ciências naturais às atividades do dia-a-dia em sociedade, com perguntas relacionadas à saúde pública, à preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, ao consumo racional e à qualidade de vida. Nas três últimas, propõe temas estudados nas aulas de física, química e biologia do Ensino Médio, reduzindo consideravelmente o conteúdo que os livros didáticos e as apostilas de ensino desta fase da Educação costumam apresentar. A análise de gráficos e tabelas, o uso de ferramentas de estatística e probabilidade, cálculos com regra de três e o conhecimento do sistema internacional de medidas, mesmo que já sejam temas prioritários da prova de matemática, também aparecem nas questões de Ciências Naturais.A prova de Ciências da Natureza, no primeiro dia do ENEM, compreende questões de biologia, química e física, com suas inter-relações, e pode ser considerada uma incoerência do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em relação às políticas públicas para o Ensino Médio. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a etapa escolar está dividida em três grandes áreas, sendo que uma delas é "Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias". O ENEM, no entanto, dividiu a área em duas provas, aumentando a importância e o peso de Ciências da Natureza e, sobretudo, de Matemática na prova. Ficaram com peso maior do que o desejável e o necessário para a avaliação do Ensino Médio e para a seleção para o Ensino Superior.
Entenda as oito competências exigidas pela prova:
A ciência no dia a dia: Algumas aulas tentam fazer das descobertas científicas verdades absolutas. Nessa primeira competência, o aluno precisa demonstrar que compreende serem as ciências naturais fruto da construção humana, dando soluções para problemas apresentados e indicando benefícios e/ou impactos negativos de tecnologias ligadas à física, à química e à biologia.
Circuitos elétricos e consumo racional: Nem tudo no ENEM é muito racional. Nessa competência estão relacionadas coisas diferentes: as noções básicas de elétrica e eletrônica, a capacidade de compreender manuais de equipamentos e a capacidade de se comportar como um consumidor consciente e responsável. De conteúdo, é importante conhecer bem conceitos básicos de eletricidade, como circuito em série, circuito em paralelo, resistência, tensão, potência e corrente, além de calcular o gasto de energia (em KW/H) de equipamentos. Sobre consumo racional, o ENEM deve propor comparação entre diferentes produtos, como, por exemplo, o que gasta menos energia, qual é melhor do ponto de vista nutricional ou qual tem as características ofertadas na embalagem.
Degradação/Conservação ambiental e ciclo da água: A análise do uso dos recursos naturais e as propostas de intervenção humana que diminuam o impacto da ação do homem no planeta são os temas dessa competência. Para o candidato, é importante identificar impactos negativos na extração e uso dos recursos naturais e reconhecer as melhores práticas para minimizá-los ou eliminá-los. Reduzir, reciclar e reutilizar são as palavras de ordem.
Genética e saúde pública: De conteúdo, será necessário repassar os temas básicos relacionados à genética, como os tipos de reprodução e as diferentes teorias da evolução. A questão da saúde pública do brasileiro irá aparecer, sobretudo em relação às questões sociais em temas sobre higiene, alimentação, saneamento, sexualidade e qualidade de vida.
As ciências naturais apresentadas na vida cotidiana: Será importante a compreensão das linguagens e códigos em que as ciências naturais se apresentam na vida cotidiana e em que o conhecimento científico é apresentado. Também é preciso pensar o desenvolvimento das ciências através de experiências e novas descobertas. Textos, tabelas, gráficos ou símbolos próprios das Ciencias da Natureza (como as várias formas de representação dos elementos químicos e de suas associações) serão usados como instrumentos para a apresentação das questões. Qualidade da água e dos alimentos, saneamento básico e vacinas são temas que deverão aparecer nas questões (itens) da competência de número 5.
Fenômenos Físicos: Aqui o ENEM irá cobrar parte do que é aprendido nas aulas de física. É importante lembrar que nessa, e nas próximas duas competências, o aluno não deve se preocupar com o aprendizado aprofundado dos conteúdos indicados. Um nível médio de conhecimento é suficiente para resolver as situações-problema que serão propostas no exame. Tempo, distância, espaço, força, energia, potência, trabalho, calor, temperatura, dilatação, transmissão de energia, corpo, atmosfera e radiação serão os conteúdos cobrados. Além disso, os alunos precisam conhecer as formas de geração e transformação de energia, sobretudo as mais eficientes e mais modernas. Energias renováveis, biodiesel, hidrelétricas, GNV e pré-sal são os temas mais prováveis para a prova.
Fenômenos químicos: Uma parte da matéria de química será cobrada nessa competência. Em primeiro lugar, a compreensão da linguagem química. Entre os conteúdos mais privilegiados estarão os estados da matéria, as ligações e reações dos elementos químicos, os processos de produção, transformação e consumo de energia, as substâncias químicas (rendimentos e implicações sociais) e as mudanças químicas no meio ambiente, com seus riscos e benefícios.
Biodiversidade, ética em pesquisa e saúde pública: A biologia do ENEM é mais leve que a física e a química. Como a genética já é cobrada em uma competência anterior, na competência 8 aparece a biodiversidade – o aluno precisará mostrar que compreende comportamentos biológicos dos seres vivos nos ecossistemas, principalmente nacionais, e valorizar a ética na pesquisa com eles. Ações voltadas para a promoção da saúde pública nos níveis do indivíduo, da sociedade e do ambiente em que vivemos também aparecem. Como saúde pública já é objeto da competência 4, o assunto é o grande destaque – ao lado de preservação ambiental – da prova de Ciências da Natureza.

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