quinta-feira, 18 de outubro de 2012


Em adequação à Lei de Cotas, IFPE aumenta nº de vagas e reabre inscrições

249bee5b3734b8a65bbd3cd6ac07e8a2.jpg
O aumento no número de vagas foi de 694 para adaptação ao percentual proposto pela lei
Foto: Isabelle Figueirôa/NE10

Do NE10Com informações de Isabelle Figueirôa, do câmpus Recife do IFPE
As inscrições para o Vestibular Unificado do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) terminam nesta quinta-feira (18), mas serão reabertas na próxima segunda (22) para que o processo seletivo se adeque à Portaria nº 18 de 2012/MEC e ao Decreto nº 7.824 de 11 de outubro de 2012, que regulamentam a Lei nº 12.711 (Lei de Cotas nas instituições federais). Pelo mesmo motivo, o IFPE aumentará o número de vagas ofertadas em 694 - de 6.178 para 6.872.
O IFPE já destinava metade das vagas para alunos oriundos da rede pública de ensino. Desse percentual, já no Vestibular 2013, 50% será reservado para candidatos com renda per capita familiar de até 1,5 salários mínimos. Dentro do universo estabelecido, haverá a distribuição das cotas raciais, que obedecerá ao índice de 62,4% (somatório da população de negros, pardos e índios em Pernambuco, conforme dados do IBGE). Esse quantitativo ainda é subdividido em 25% das vagas para estudantes da zona rural.
Assista à entrevista com a reitora em exercício e pró-reitora de Extensão do IFPE, Cristiane Conde:
Para deixar essa conta inteira, diante de tantas subdivisões de cotas, o IFPE precisou arredondar o número de vagas. "Na aplicação dos percentuais, todos os números foram arredondados para cima, como indica a regulamentação da lei", afirmou o presidente da Comissão de Vestibular, Rinaldo Malaquias. Veja abaixo material divulgado durante coletiva de imprensa na sede do IFPE, no Recife:
NOVO EDITAL - Os alunos que já se inscreveram no primeiro prazo dentro do sistema de cotas, obrigatoriamente, terão que retorar ao sistema para se encaixar à nova situação, podendo optar por cota social ou racial. No caso dos estudantes de concorrência livre, isto é, que não se inscreveram no primeiro prazo dentro do sistema de cotas, não é necessário fazer nova inscrição.
Os feras que não se inscreveram no primeiro prazo e têm interesse em participar do concurso também podem realizar o cadastro neste novo prazo, que segue até o dia 29 de outubro, somente pela internet. O pagamento pode ser feito até o dia seguinte, nas agências do Banco do Brasil. A taxa de inscrição custa R$ 20 (cursos técnicos) e R$ 40 (superiores).
De 19 a 23 de novembro, os feras terão aceso ao cartão de inscrição com o local de prova. Esse período também é destinado às possíveis correções no documento como nome, números do RG e CPF. A retificação só pode ser feita presencialmente em qualquer câmpus do IFPE. A data da prova está mantida para o dia 16 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário