Mãe denuncia filha por trocar SMS durante prova do Enem 2012
Responsável avisou direção da escola onde ocorria o exame e candidata foi desclassificada. Troca de mensagens durou mais de uma hora
Crédito: Shutterstock.com
A candidata passa o endereço da internet citado em questão de português, pergunta o significado de mediana em matemática e cita trechos do tema da redação
Uma estudante foi desclassificada do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) em Sorocaba (SP) por trocar mensagens de celular com a mãe durante a prova. A responsável, Maria Lúcia Diniz Abdalla, foi até o local do exame e alertou a direção sobre o ocorrido.
Na troca de mensagens, que durou mais de uma hora, a candidata tenta tirar dúvidas de matemática e sobre o tema da redação. Ela passa o endereço da internet citado em uma das questões de português, pergunta o significado de mediana em matemática e cita trechos do tema da redação.
De acordo com informações do portal G1, a mãe negou que ajudaria a filha a responder as questões. “De maneira alguma, até porque, como eu sei que ela é treineira, não ia fazer diferença se eu ajudasse ou não. Em momento algum eu quis prejudicar minha filha ou qualquer pessoa. Mas eu não acho certo isso que aconteceu. Eu não sei quantas pessoas estavam com o celular ligado e mandando mensagens” afirmou Maria Lúcia.
A candidata eliminada não quis gravar entrevista. A irmã dela, que também fazia a prova, teve o celular verificado pelos ficais, mas continuou a fazer o exame já que não havia mensagens. Para a mãe das estudantes, houve falhas por parte dos fiscais, que permitiram a quebra de regras durante as provas. “Se é uma outra pessoa que dá a resposta, a pessoa vai bem no Enem. E aquela que não tem essa possibilidade de mandar mensagem é desfavorecida. Então eu não acho um meio lícito”, disse Maria Lúcia.
Segundo informações da reportagem, sacos plásticos foram distribuídos antes do início do exame para que os candidatos guardassem aparelhos eletrônicos, e este deveria ser lacrado.
Fonte: Universia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário