Para professores, prova do Enem 2012 teve questões bem elaboradas e exigiu mais conteúdo
Do UOL, em São Paulo
A prova do primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) trouxe enunciados mais curtos do que os da prova de 2011, porém exigiu mais conteúdo do candidato. Essa é a avaliação feita pelos professores ouvidos pelo UOL Educação.
“Os enunciados foram um pouco mais curtos. É uma evolução porque antes o candidato não tinha tempo para ler tudo e fazer a prova”, avaliou Luís Ricardo Arruda, coordenador geral do Anglo.
Em relação ao conteúdo, a prova do sábado foi mais abrangente e explorou conteúdos de todo o currículo escolar com interdisciplinariedade. "É a primeira versão em que conseguem atingir grandes objetivos – domínios de conteúdos essenciais e avaliar habilidade e competências", avaliou Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante
A prova de ciências da natureza exigiu do candidato contas e mais conteúdo de física, química e biologia. “Uma prova um pouco mais exigente que a do ano passado. Manteve certo padrão de cobrar conceitos e teve um terço da prova com cálculo”, afirma Alexandre Lopes Moreno, professor de Física do Etapa.
O professor Ricardo Helou Doca, do Curso e Colégio Objetivo, aponta problemas de formulação em duas questões, sendo que uma delas seria passível de anulação para o professor. “Se o aluno usa todos os dados presentes no enunciado percebe uma inconsistência e não chega à resposta”, afirma.
Em biologia, foram abordados temas como evolução, genética e saúde. "Um nível muito bom de biologia fundamental", afirma Constantino Carnelos, professor de Biologia do Objetivo.
Na parte de química, o candidato pode ter enfrentado dificuldades. "Eles procuraram varrer todo o conteúdo programático que é pedido em uma Fuvest. Acredito que para o aluno de ensino público foi muito difícil", considerou Sérgio Teixeira Bignardi, professor de Química do Objetivo.
A prova de ciências humanas abordou mais temas do que em anos anteriores. Havia enunciados sobre história do Brasil e internacional, sobre idade antiga, sobre idade contemporânea.
“Os enunciados estavam mais bem elaborados que nos últimos tempos. Era uma prova de conhecimento que abarca todo o currículo do ensino médio”, considera o professor de história do Objetivo Daily de Matos Oliveira. No entanto, o professor aponta que uma das questões tem mais de uma alternativa possível.
Os professores destacaram que a parte de geografia teve apenas um gráfico e nenhum mapa. Entraram temas como reciclagem, transgênicos, lixo e poluição do solo.
Também foi destaque, para os professores, a exigência de conteúdos de sociologia e filosofia. "Sempre aparece no programa, mas nunca cobram", afirmou Luís Ricardo Arruda, coordenador geral do Anglo.
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