Provas cansativas no primeiro dia do Enem
Neste primeiro dia, estudantes responderam ao total de 90 questões. No domingo, será a vez de redação, matemática e linguagens
Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem
Luiz Freitas
Do NE10
Seguindo a linha de contextualizar suas questões, o primeiro dia de provas do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado neste sábado (3), não foi diferente. Com muitos textos, os candidatos tiveram que interpretar bem as questões de ciências humanas e da natureza para não escolher a opção errada. A resistência também foi um fator importante, já que muitos classificaram a prova como cansativa.
Neste primeiro dia do exame, os estudantes responderam ao total de 90 questões, sendo 45 de ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia) e outras 45 de ciências da natureza (química, física e biologia). Já no domingo, além da redação, haverá 45 questões de matemática e 45 de linguagens, que abrange português, literatura e língua estrangeira.
"É a primeira vez que faço o Enem e achei um pouco cansativo por causa do tamanho da prova", disse Mayla Gomes, de 17 anos, que cursa o 2ºano do ensino médio e está fazendo vestibular por experiência.
"Caiu conteúdos sobre ditadura, escravidão e a Amazônia", revelou Olga Maria Fernandes, de 26 anos, que quer estudar museologia na Universidade Federal de Pernambuco.
Olga tenta vaga em museologia na UFPE
Na fan page do NE10, os feras classificaram a prova de química como a mais difícil. O internauta Anderson Oliveira relatou: "Achei as provas de hoje boas... só a parte de química tava meio trabalhosa... No geral, tudo tranquilo". Já Renê Gomes disse: "Prova sem sal... E muito fácil, até pra quem não estudou. Acho que todo mundo vai ter nota alta."
Para o professor de física Rogério Andrade, que há três anos faz as provas do Enem para avaliar o exame, as questões de ciências da natureza estavam mais fáceis que no ano passado, valorizando a parte teórica com muita interpretação e poucos cálculos. "Só vi duas questões com cascas de banana, que deixavam dúvidas e que os feras teriam que ter mais cuidado na hora de resolver", destacou Rogério.
O professor também achou a prova de ciências humanas mais longa que a do ano anterior. Segundo ele, em algumas questões de história e geografia era preciso ler dois textos antes de responder uma questão, tornando o exame muito cansativo.
Uma música do artista pernambucano Luiz Gonzaga também foi tema de uma questão, assim como o personagem dos quadrinhos Capitão América.
Este é o ano do centenário de Luiz Gonzaga (1912-1989)
Uma questão pedia para associar o Capitão América com as guerras
Na prova de ciências da natureza houve muito apelo para a questão ambiental. Algumas questões abordaram paleontologia, solo e a polêmica dos transgênicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário