quarta-feira, 12 de dezembro de 2012


Começa maratona de provas do vestibular do ITA

6.204 candidatos disputam 130 vagas. Exames seguem até sexta-feira

Campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) (Omar Paixão)
A maratona de provas do vestibular 2013 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) teve início às 8 horas desta terça-feira e segue até a próxima sexta. O processo seletivo é um dos mais concorridos do país: 6.204 candidatos disputam apenas 130 vagas. Outros 1.081 estudantes, que ainda não concluíram o ensino médio, participam na condição de "treineiros". 

As provas são separadas por disciplinas. Nesta terça-feira, os candidatos respondem a questões objetivas e dissertativas de física e na quarta-feira, de matemática. Na quinta-feira serão aplicadas provas de múltipla escolha de português e inglês, além de uma redação. No último dia, os estudantes encaram a prova de química, que também mescla questões do tipo teste com perguntas dissertativas. 

Os estudantes devem comparecem ao local de exame com uma hora de antecedência. Ao contrário de outros vestibulares, que não fazem objeções quanto à roupa do candidato, o ITA não permite o uso de bermudas, camisetas regatas ou chinelos. Caso falte a uma das provas, o estudante é proibido de realizar as demais.

Concorrência - Do total de inscritos, 2.489 optaram pela carreira militar. O curso com o maior número de candidatos é engenharia aeronáutica (1.955). Em seguida, estão as seguintes carreiras: engenharia mecânica-aeronáutica (1.350), engenharia aeroespacial ( 1.160), engenharia de computação (995), engenharia eletrônica (935) e engenharia civil-aeronáutica (890). Quanto à procedência escolar dos candidatos, 70% são oriundos de escolas particulares.

O curso de graduação do ITA tem duração de cinco anos, sendo que os dois primeiros são comuns a todos os alunos e apenas nos três últimos há especialização na área de engenharia escolhida. Os candidatos aprovados na primeira fase do processo serão conhecidos no dia 20 de janeiro. Depois, serão realizados exame médico eliminatório e atividades no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário