terça-feira, 28 de maio de 2013


4 passos dos campeões do Enem 2012 para alcançar nota 1000 na redação


A Universia Brasil conversou com três estudantes que tiraram nota 1000 na redação do Enem 2012. Confira as dicas e aproveite para conseguir uma boa nota na edição de 2013 do exame, que acontece nos dias 26 e 27 de outubro

3 passos dos campeões do Enem 2012 para alcançar nota 1000 na redação
Crédito: Shutterstock.com
É importante incluir a leitura na sua rotina de estudos para o Enem 2013

Universia Brasil conversou com três estudantes de diferentes cursinhos da cidade de São Paulo que tiraram nota 1000 na redação da edição 2012 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para saber qual foi a rotina de estudos que os ajudou a conseguir a nota máxima. Aprenda como estudar para a edição de 2013 do exame que acontece nos dias 26 e 27 de outubro, com as inscrições abertas até as 23h59 do dia 27 de maio.


Michel Macedo, 18 anos, estudante de Letras da USP (Universidade de São Paulo); João Henrique, 23 anos, que estuda Medicina na UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) e Renato Ferreira, 18 anos, também estudante da USP no curso de Engenharia da Computação deram dicas sobre como estudar para a prova do Enem, como desenvolver a redação, como lidar com a ansiedade e qual a importância dos amigos na hora de se preparar para o exame.

Confira a seguir os passos dos campeões do Enem 2012 para alcançar a nota 1000 na prova de redação: 

Estudar para o Enem 2013: 1° passo – A rotina de estudos


  • Estude as mesmas matérias que você teve na escola ou no cursinho
O segredo para conseguir uma nota boa no Enem é saber organizar a sua rotina de estudos. A dica deMichel Macedo é estudar as mesmas matérias que você teve na escola ou no cursinho. "Eu tentava montar uma rotina baseada nas mesmas matérias que eu tinha no cursinho de manhã. Por exemplo, se eu tinha aulas de Matemática e Física de manhã, era isso que ia estudar de tarde", contou o estudante.

  • Intercale matérias de diferentes áreas
Para João Henrique, a rotina de estudos deve ser montada de uma maneira que não fique muito cansativa. O estudante João Henrique disse que é importante intercalar matérias de áreas diferentes. Segundo ele, "é importante intercalar uma matéria de humanas com uma de exatas ou biológicas com exatas para não ficar muito pesado."

  • Vá além da rotina semanal
Estudar as matérias não é suficiente. Para Renato Ferreira, também é importante realizar simulados do Enem, que dão uma ideia melhor de como funciona a prova. "Nos finais de semana, eu fazia os simulados para ver se estava realmente aprendendo e se não tinha nenhuma dúvida no ar", contou o estudante, cujos professores incentivavam a tirar dúvidas sempre que necessário. 

Estudar para o Enem 2013: 2° passo – A redação


  • Prática, prática e prática
A maior dica para fazer uma redação nota 1000 no Enem é praticar. Segundo a professora de redação Maria Aparecida Custódio, do Cursinho Objetivo, "não importa se o aluno conhece todas as regras gramaticais, mas não pratica a escrita de um texto dissertativo". E os nossos campeões sabiam como era importante praticar.

"A professora de redação do cursinho pedia para a gente escrever e corrigia o texto em 15 dias. Se a minha nota não fosse boa, eu refazia a redação e pedia para ela corrigir novamente, porque assim eu podia ver qual foi a minha evolução nessa redação", contou João Henrique, que fazia no mínimo duas redações por semana.

Porém, apenas a prática não é suficiente. Para a professora de redação a leitura e a prática devem caminhas juntas. "As duas coisas andam juntas, mas a leitura precede a prática. A leitura sem a prática não permite que o candidato aperfeiçoe a sua capacidade de expressão", advertiu a professora. Por isso, é importante incluir a leitura na sua rotina de estudos. 

Estudar para o Enem 2013: 3° passo - Amigos e professores


  • Conte com o incentivo dos seus amigos
Estudar se torna uma coisa mais fácil quando você tem o apoio dos seus pais, amigos e professores. O incentivo de pessoas que se importam com você pode ser a sua motivação e inspiração, e foi o que aconteceu com os campeões do Enem 2012. Michel Macedo conta que sempre foi respeitado pelos amigos, que "sempre me apoiaram e me compreenderam quando eu não podia sair porque precisava estudar ou tinha prova no dia seguinte."

  • Tire todas as suas dúvidas com os professores
Os seus professores devem ser os seus melhores amigos na hora de estudar para o Enem, já que eles são os responsáveis por tirar todas as suas dúvidas. "Eu tirava minhas dúvidas com eles, fazia provas antigas do Enem e pedia para eles corrigirem, o que eles faziam com o maior prazer", contou o estudante João Henrique, que incentiva a tirar todas as dúvidas possíveis antes do exame. 

Estudar para o Enem 2013: 4° passo - Persistência e dedicação


  • Não desista
Persistência e dedicação são essenciais para tirar uma nota boa no Enem 2013. Estudar para uma prova como essa não é fácil, mas é um esforço que vai ser recompensado. Segundo João Henrique, "vestibular não é fácil, você cansa muito, mas ver o seu nome na lista de aprovados da faculdade vale a pena". Então, se você quer tirar a nota máxima no Enem 2013, comece a se preparar desde já e não desista de conseguir o que deseja! 

Mais dicas de quem foi bem no Enem

Confira a seguir outras dicas dos campeões do Enem 2012 para quem vai prestar o exame esse ano:

Cronograma Enem 2013

Cronograma Enem 2013

Cronograma Enem 2013

 UNIVERSIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário