segunda-feira, 6 de maio de 2013



Filmes para assistir antes do vestibular

Selecionamos alguns filmes que irão ajudar no Enem e nos vestibulares. Nada melhor do que aprender e ainda se divertir.
filme1
Domingo é aquele dia em que você só quer descansar um pouco, não é?
Ficar em casa, cochilar durante o dia, ler um bom livro, assistir a um bom filme. Nada demais. Até porque todos nós precisamos de um descanso. Segunda-feira começa tudo de novo. A jornada diária que cada um enfrenta. Seja trabalhando, estudando ou ambos, cada um tem seus afazeres. E aproveitar o domingo para relaxar é sempre bom.

Mas por que não unir o útil ao agradável? Estava lembrando de alguns filmes que eu assisti para o vestibular. E não faz tanto tempo assim, tá? Alguns professores sempre indicam filmes que mostram um pouco de nossa sociedade. Afinal, os filmes (uma grande parte deles), servem como documentos históricos para épocas futuras. 
Fui à procura de alguns e trouxe para vocês assistirem nesta tarde preguiçosa de domingo. 

bannerfilme
Treze dias que abalaram o mundo - Crise dos mísseis de 1961 entre Estados Unidos e União Soviética

Durante treze dias do mês de outubro de 1962, estas foram algumas das manchetes nos jornais de todo o mundo.
Foram treze dias nos quais o destino da humanidade esteve nas mãos de um pequeno grupo reunido no salão oval da Casa Branca. A possibilidade de uma guerra nuclear era real e as igrejas ficaram repletas de gente rezando para que o mundo não acabasse. Caravanas iam assistir ao pôr-do-sol pensando aquele ser o último. Jovens amantes prometiam morrer uns nos braços dos outros, e algumas centenas de pessoas se suicidaram.
A guerra parecia ser a única saída. Faltavam poucas horas para que os mísseis em Cuba ficassem prontos para serem usados. Todos os assessores militares diziam para o Presidente: “O tempo acabou. Temos que invadir”.


O Auto da Compadecida - Uma aula – com uma boa dose de humor – sobre o coronelismo 

As aventuras dos nordestinos João Grilo (Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro). Adaptação da obra de Ariano Suassuna.

O Senhor das Armas  - Aborda a nova ordem mundial formada após a Guerra Fria

Yuri Orlov (Nicolas Cage) é um traficante de armas que realiza negócios nos mais variados locais do planeta. Estando constantemente em perigosas zonas de guerra, Yuri tenta sempre se manter um passo a frente de Jack Valentine (Ethan Hawke), um agente da Interpol, e também de seus concorrentes e até mesmo clientes, entre os quais estão alguns dos mais famosos ditadores do planeta.

Adeus, Lenin!  – Mostra a vida na antiga Alemanha Oriental comunista. Também fala sobre a queda do muro de Berlim.

Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.

Diários de Motocicleta  – O filme traz um pouco da vida pessoal de Che Guevara, que foi uma importante figura política.

Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam a Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.

Escolham o filme, peguem a pipoca e bons estudos! Ops! Bom filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário