sábado, 25 de maio de 2013



Vida de vestibulando – Minha rotina de estudos para o Enem e o vestibular

O Higor Alexandre passará a compartilhar sua vida de vestibulando conosco. Aguardem dicas valiosas que deram a ele aprovação na UFPE, UFRPE e UNICAP.
Por Higor Alexandre

E aí, galera? Meu nome é Higor Alexandre, passei em segundo lugar no curso de Direito, na UFPE. Durante algum tempo, compartilharei com vocês a minha experiência de estudo e expectativas em relação ao curso. Hoje, vou falar de minha rotina de estudos em 2012.


Bem, após decidir qual era meu alvo (digo de que jeito depois), comecei a estudar para o vestibular já nas férias de janeiro de 2012. Como estava decidido por Direito, na UFPE (conheci o ProUni depois), fiz um cronograma de estudos diários e organizei os assuntos desse modo: minhas específicas(Português, História e Geografia) e assuntos do Enem (pois, como vocês sabem, ele é a primeira fase da UFPE). Durante as férias, dei mais ênfase às minhas específicas (porque têm mais assuntos), estudando todo dia de semana das 11 da manhã às 18 – com pausas para comer e descansar, claro. Isso durou todo o mês de janeiro. 

Em fevereiro, com a volta às aulas, passei a conciliar os estudos para o vestibular com os da a escola. Aí começou a rotina cansativa. O horário da minha escola era integral, das 7:30 às 17 horas. Quando eu chegava em casa, estudava das 18 até às 22 horas. O que estudava? Em alguns dias os assuntos de minhas específicas, nos outros, os do Enem. Mas ainda não era o suficiente para mim.

Ao ver meus colegas de classe em cursinhos, vi que eu deveria fazer um também, pois para alguém que nada sabia sobre vestibular (como era meu caso), ele era essencial. (Atenção, galerinha, friso uma coisa: é POSSÍVEL, sim, passar no vestibular sem cursinho. Com disciplina, organização, capacidade de estudar só e de responder simulados, qualquer um é capaz. Nesse caso, a internet bem usada pode ser sua grande aliada em busca do Ensino Superior.) Como não tinha condições de pagar um particular, pesquisei na internet (não disse que ela podia ser aliada?) algum cursinho grátis e achei o Pré-Vestibular da UPE no mesmo dia que abriram as inscrições. Claro, agarrei com unhas e dentes esta oportunidade, peguei os assuntos da prova de seleção e estudei muito. Resultado: consegui passar em primeiro lugar.

Assim, minhas semanas, de maio a outubro, assim ficaram: segunda a sexta, aulas das 7:30 às 17 horas, e estudo sozinho das 18 às 22 horas. Sábado, aula no Prevupe das 8 às 17 hrs. Domingo, mais Prevupe, dessa vez até meio-dia. Cansei? Claro que cansei, mas ninguém precisava saber. Por isso, sorria e ia estudar pensando em Direito. A rotina era cansativa, mas estudar pra mim sempre foi um prazer – além de que vez por outra eu aproveitava as noites de sábado e a tarde de domingo. Isso durou até o Enem, depois do qual eu deixei de ir ao Prevupe e passei a estudar sozinho os assuntos das minhas específicas para a segunda fase da UFPE.

O resultado dessa loucura? Dois primeiros lugares – na UFRPE em Ciências Biológicas pelo Sisu e na UNICAP em Direito pelo ProUni – e o segundo lugar no meu sonhado curso na UFPE. Senti-me recompensado pelo megaesforço ante essas grandes conquistas. 

Então, pessoal. Esse foi meu primeiro texto sobre o vestibular. No próximo, vou contar meu modo de estudo, desde os assuntos (e onde consegui-los com confiança) até o cronograma. Um abração, Deus abençoe a todos, e bons estudos!
FONTE: PORTAL ARCHIMEDES

Nenhum comentário:

Postar um comentário