Entender a matriz de competências avaliadas no Enem vai ajudar você na hora da prova. Entenda o que é elaborar propostas e prepare-se para as provas que acontecem nos dias 26 e 27 de0 outubro
Crédito: Shutterstock.com
É preciso mobilizar os eixos cognitivos anteriores para resolver a situação-problema de forma a respeitar os direitos humanos
Muitos estudantes não conseguem entender o que são os eixos cognitivos (dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas) utilizados para avaliar os candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A Universia Brasil conversou com um profissional que elabora questões para simulados para ajudar você. Entenda o que é elaborar propostas e prepare-se para as provas que acontecem nos dias 26 e 27 de outubro.
O último eixo cognitivo a ser avaliado pelo Enem propõe recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e a diversidade sociocultural.
A maior parte da prova está baseada nesse eixo cognitivo. O Enem é um exame de cunho social, que promove a cidadania e espera uma visão crítica e ética por parte do candidato. É preciso mobilizar os eixos cognitivos anteriores para resolver a situação-problema de forma a respeitar os direitos humanos.
Essa análise deve ser feita nas alternativas propostas pela questão. A alternativa deve valorizar a democracia, defender o meio ambiente, identificar as conquistas sociais do povo ou apontar para o desenvolvimento humano. Esse eixo é muito importante para a redação, que deve apresentar uma solução ética e respeitosa para o problema proposto.
Fonte: Universia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário