Quer saber o que significam os eixos cognitivos do Enem? A Universia Brasil conversou com um profissional e vai ajudar você a se preparar para as provas que acontecem nos dias 26 e 27 de outubro. Entenda o que é construir argumentação
Crédito: Shutterstock.com
O quarto eixo cognitivo do Enem incentiva o aluno a relacionar informações
Para avaliar os candidatos que fazem a prova, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) utiliza uma matriz feita de 5 eixos cognitivos (dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas). O que são esses eixos cognitivos, porém, ainda é uma dúvida de muitos estudantes. AUniversia Brasil conversou com um dos profissionais que elaboram questões para simulados e vai ajudar você a entender o que é construir argumentação e se preparar para as provas que acontecem nos dias 26 e 27 de outubro.
O quarto eixo cognitivo do Enem incentiva o aluno a relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. Essa é uma atividade interdisciplinar, uma vez que exige a coordenação de ideias a serviço de um único fim.
Em uma prova cujas questões são de múltipla escolha, fica difícil "construir argumentação". Na verdade, oEnem espera que o aluno julgue as alternativas para encontrar a resposta certa. É preciso, portanto,atentar-se ao enunciado, entender a situação-problema e mobilizar o conhecimento adquirido ao longo dos anos para avaliar as informações apresentadas em cada uma das alternativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário