Você sabe o que significam os eixos cognitivos utilizados para avaliar candidatos no Enem? Entenda o que é compreender fenômenos e prepare-se para as provas que acontecem nos dias 26 e 27 de outubro
(Crédito: Shutterstock.com)
As provas que acontecem nos dias 26 e 27 de outubro
Você sabe exatamente o que significam oseixos cognitivos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)? Para avaliar os candidatos, o exame utiliza uma matriz composta por 5 eixos: dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas.
A Universia Brasil conversou com um profissional que elabora questões para simulados do Enem para ajudar você a entender o que é compreender fenômenos, preparando-se para as provas que acontecem nos dias 26 e 27 de outubro.
O segundo eixo cognitivo incentiva o aluno a compreender fenômenos, ou seja, construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
O que causa os grandes problemas das metrópoles, como o congestionamento e a poluição? Quais são os impactos do desmatamento e dos resíduos liberados nos rios? O que leva uma nação a manifestar-se pelos seus direitos? Qual a importância de movimentos artísticos, como, por exemplo, o Tropicalismo, para a sociedade de sua época? Quais são os fatores que caracterizam a cultura de um povo, e o que pode abalar ou transformar essa cultura?
Perguntas como essas caracterizam a compreensão de fenômenos. O Enem espera que o aluno saiba analisar e avaliar os conteúdos adquiridos até o momento da prova para entender o que é proposto pelo enunciado e, a partir da mobilização do conhecimento, ser capaz de resolver a questão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário