terça-feira, 23 de julho de 2013

Enem: entenda o que é dominar linguagens



A Universia Brasil vai ajudar você a compreender a matriz de competências avaliadas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Entenda o que é dominar linguagens e prepare-se para o Enem 2013

Enem: entenda o que é dominar linguagens
(Crédito: Shutterstock.com)
O Enem cobra linguagens mínimas de todas as áreas do conhecimento

Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) parte de 5 eixos cognitivos para avaliar os candidatos. São eles: dominar linguagens,compreender fenômenosenfrentar situações-problemaconstruir argumentação e elaborar propostas. AUniversia Brasil conversou com um dos profissionais que contribui com a elaboração de questões para o Enem e vai ajudar você a entender o que é dominar linguagens e se preparar para as provas que acontecem nos dias 26 e 27 de outubro.


 Pode parecer que dominar linguagens diz respeito apenas ao Português, mas esses eixos cognitivos são comuns a todas as áreas do conhecimento. Logo, o Enem espera que o aluno consiga dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística, científica e das línguas inglesa e espanhola.

Segundo o professor Tadeu da Ponte, da Primeira Escolha, "uma pessoa domina linguagens na medida em que ela consegue identificar, por meio dos recursos expressivos utilizados, qual é a característica do sistema de comunicação no qual o texto está inserido", ou seja, o conhecimento adquirido pelo aluno ao longo dos anos deve ser utilizado para entender textos e situações-problema apresentadas ao longo da prova.

O Enem cobra linguagens mínimas de todas as áreas do conhecimento, dizendo-se que elas são os conteúdos básicos que os alunos acumulam para que possam aprender qualquer conteúdo, ou seja, a base necessária para entender qualquer informação com a qual ele se depare. Além das linguagens básicas, o exame lista conteúdos importantes para que o aluno esteja integrado ao mundo moderno, como impactos sociais, tecnologias de informação, direitos conquistados pelo povo em suas lutas e o funcionamento da política moderna.

Sobre o Enem 2013


Enem 2013 será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os Estados e no Distrito Federal. A nota do exame pode ser usada para classificação no Sisu e também para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino superior, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).


Uma boa nota no Enem é também requisito para obter bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, o Enem é usado ainda para certificação do ensino médio de estudantes maiores de 18 anos que não êm o documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário